Mesmo com aumento dos casos no país, Petrobrás desrespeita protocolo de Covid

O Sindipetro-NF recebeu denuncia que a Petrobrás está desrespeitando os protocolos de Covid, dessa vez a empresa desembarcou um contactante de caso confirmado na mesma aeronave dos trabalhadores que desembarcavam normalmente. Para agravar ainda mais a situação, há relatos que a empresa fez com que com que os trabalhadores na aeronave assinassem um termo dizendo estarem cientes que estavam descendo com um contactante de Covid.

A Anvisa aprovou na quinta-feira (3/11), a proposta de revisão da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 584/2021, que trata das medidas sanitárias de enfretamento à Covid-19 destinadas à operação, ao embarque e ao desembarque de tripulantes em plataformas marítimas.

A atitude da empresa descumpre o Art. 21. que diz que “Os contatos próximos assintomáticos de um caso confirmado de Covid-19 devem realizar testagem imediatamente e ser monitorados quanto a sinais e sintomas até o 10º dia.

§1º Durante o período de monitoramento, os contatos próximos assintomáticos deverão adotar as seguintes medidas:

I- uso obrigatório de máscaras cirúrgica ou PFF2/N95, inclusive ao ar livre;

II- realização das refeições em horários escalonados;

III- suspensão das atividades recreativas; e

IV- suspensão de licença para descer em terra (shore leave).

§2º Caso o contato próximo de caso confirmado esteja impossibilitado de utilizar máscara facial, o mesmo deve permanecer isolado por 10 dias”.

“A regra é clara e diz que o contactante não deve fazer refeições com os colegas a bordo e precisa de autorização dos órgãos competentes para descer. Quando a empresa coloca um trabalhador contactante para descer com outros saudáveis na mesma aeronave, coloca a vida de todos em risco” – comenta o diretor do Departamento de Saúde Alexandre Vieira que disse que o sindicato irá encaminhar denúncia ao Ministério Público do Trabalho.