MST promove a partir de hoje, 27, Encontro Regional Lagos no PDS Osvaldo de Oliveira

Começa nesta segunda, (27), o Encontro Regional MST Lagos, que acontece no PDS Osvaldo de Oliveira. O evento acontece em um momento em que 60 famílias do PDS estão sendo ameaçado de despejo.

No dia 4 de dezembro, a ação civil pública que trata da reintegração de posse da terra do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, em Macaé, foi julgada pela 8° turma especializada do TRF 2 (Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro).  A decisão foi a favor da reintegração de posse do PDS, ignorando as famílias assentadas e toda produção desenvolvida há mais de cinco anos pelos trabalhadores rurais no Osvaldo de Oliveira.

Essas famílias tem 90 dias para deixar o assentamento, caso contrário poderá haver uso de força policial.

O Sindipetro-NF ressalta a importância da participação de todos os companheiros e companheiras no evento e salienta a importância da contribuição solidária. Quem puder levar um quilo de alimento não perecível.

Sobre o assentamento

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira é um assentamento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no município de Macaé, região norte fluminense, desde 2014. A unidade com modelo pioneiro no Rio de Janeiro conta com mais de 60 famílias que produzem alimentos agroecológicos.

Essas famílias produzem feijão, abóbora, milho e melancia que são comercializados em diferentes unidades da Universidade Federal Fluminense (UFF) em diversas cidades do estado, no espaço Terra Crioula e na Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes, organizados capital. Toda produção sustentável é vendida a preços populares semanalmente. Além das feiras, o assentamento entrega semanalmente cerca de uma tonelada de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Macaé.

Em setembro, o assentamento comemorou cinco anos de existência e inauguraram com uma casa de farinha e uma máquina para produzir tijolos de forma sustentável. O projeto da casa de farinha veio da necessidade de facilitar o transporte e aumentar a durabilidade das safras de aipim produzido no assentamento. Ela funciona com um triturador movido a bicicleta, uma prensa e um forno para a torra. O projeto foi financiado com recursos de incentivo à tecnologia social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e executado em parceria com estudantes do curso de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Macaé.

Programação do Encontro:

Dia 27/01

8h- Café

9h- Mística de abertura

9h15- Análise de conjuntura

10h45- intervalo

11h- Questão jurídica

12h- Almoço

14h- Organicidade

15h- Grupos (estudo e debate)

16h- Intervalo

16h15- Retorno nos grupos