Nascente 1123

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

 

EDITORIA

Mil trabalhadores na rua

O projeto de destruição da Petrobrás pelo governo Bolsonaro segue com toda a força. O último dos ataques foi o anúncio de fechamento  da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados em  Araucária Paraná Fafen/PR) e a demissão de quase mil trabalhadores.

Você deve estar se questionando por que a Petrobras tem uma Fábrica de Fertilizantes e por que ela é importante? Pois é… Vamos fazer uma pequena relação dessa importância.  Uma de nossas principais fontes econômicas é a agricultura, para essa produção cresça é necessário o uso de fertilizantes. Segundo a Embrapa, a participação do fertilizante nos custos da implantação de lavouras, principalmente de culturas anuais, varia de 20 a 40% do custo total. Com o fechamento dessas fábricas teremos que importar parte desses produtos, aumentando os custos de produção. E assim vão lesando a pátria.

Ao seguir seu plano implacável de destruir a maior empresa do país, o governo Bolsonaro, não leva em conta os impactos na vida das pessoas. Não pensa nas famílias que dependem da renda direta ou indireta que a Petrobrás proporciona e joga a responsabilidade social no lixo, porque também deixa de lado projetos compensatórios nas regiões onde está instalada. Sem falar nas cidades que tem sua arrecadação reduzida por conta das pessoas que vão embora e param de consumir e os impostos que deixam de ser gerados. É uma catástrofe!

Isso já aconteceu em Sergipe, na Bahia e agora chega ao Paraná. Daqui a pouco chega ate você, porque a Petobrás está instalada em diversos municípios desse Brasil.

Na Bacia de Campos, prédios da empresa estão sendo fechados, plataformas estão sendo desmobilizadas, outras vendidas e parece que está tudo bem, porque a classe trabalhadora e a população não está reagindo.

Até quando você vai ficar assistindo esse filme passar na sua frente e não vai fazer nada? Quando a carta de demissão chegar na sua porta é que você vai se mobilizar? Aí será tarde demais.

Temos que ocupar as ruas e mostrar que defendemos a soberania nacional, o desenvolvimento das nossas cidades do país e os nossos empregos.

 

ESPAÇO ABERTO

Assistentes Sociais, não ao retrocesso!

Maria das graças rocha*

A história do Serviço Social no Brasil, desde suas origens é marcada pelo conservadorismo por um lado e também, por lutas que contribuíram para uma configuração expressa hoje, em seu aspecto central, pelo caráter laico e pelo materialismo histórico.

Embora ainda mantenha aspectos conservadores, a profissão completou 84 anos de existência e, podemos afirmar que ela alcançou sua maturidade, tanto no campo acadêmico, como também no exercício profissional.

Essa história não nos isenta da necessidade constante de enfrentamento às imposições do mercado, que nestes tempos de precarização do trabalho acabam tendendo a nos impor modelos que buscamos romper.  A redução de espaços de trabalho, a ausência de concursos, a substituição de profissionais por serviços indiretos ou nos modelos tipo call center são expressões desta precarização vivenciados por diversos trabalhadores e também pelos assistentes sociais.

Aos assistentes sociais faz-se urgente a necessidade de nos mantermos em sintonia com as entidades que nos representa, como o conjunto CFESS/CRESS que vêm buscando impedir este tipo de imposição.

O trabalho do Assistente Social, acima de tudo se concretiza pela capacidade de escuta, pela capacidade de análise crítica da realidade e entendimento dos direitos dos trabalhadores. Somos balizadas pelo Código de Ética que ampara nosso fazer profissional. Código esse que possui princípios e fundamentos que respaldam nossas ações e expressa um projeto de profissão em sintonia com a defesa da classe trabalhadora. Portanto, precisamos estar atentos ás imposições expressas em nosso cotidiano que se mostram na contra mão desses interesses.

Neste mundo caótico, onde o diálogo está posto de lado, onde mudanças têm ocorrido de forma abrupta, impactando a vida dos trabalhadores, onde direitos têm sido sonegados, não podemos aceitar sermos substituídos e, pior ainda, por um mero botão de atendimento. Somos profissionais que devemos compreender as necessidades da classe trabalhadora e dos diversos segmentos sociais. Somos profissionais necessários!!

* Assistente social do Sindipetro-NF

 

DIREITOS EM CHEQUE

Petrobrás joga ACT no lixo

A Petrobrás insiste em desrespeitar a categoria e descumprir o Acordo Coletivo assinado em novembro de 2019. No último NASCENTE  1122, o Sindipetro-NF denunciou as cláusulas que não estavam sendo respeitadas da PLR, Banco de Horas e a tabela dos turnos.

Essa semana a categoria sofreu um ataque cruel, digno daqueles que não respeitam os trabalhadores e sua representação. Considerado como o pior descumprimento do ACT está a demissão em massa anunciada na terça, 14, consequencia da decisão de hibernar a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados em Araucária, Paraná (FAFEN/PR). Serão 396 trabalhadores diretos e cerca de 600 terceirizados demitidos. Todo esse processo aconteceu sem nenhuma negociação com os sindicatos.

A FUP e os sindicatos já decidiram que não vão aceitar essa demissão em massa unilateral, sem conversa e sem proposta de realocação dos trabalhadores em outras unidades da empresa. A Fafen/PR está sendo fechada e todos serão atingidos.

Para a diretoria do NF, essa gestão bolsonarista mostra que não pensa em soberania e na geração de empregos, muito pelo contrário! Estão demitindo e por isso tem que ter pressão da categoria. É preciso mostrar a nossa unidade e nossa indignação com os companheiros que estão indo para a rua. Hoje são quase mil famílias que estarão sem uma fonte de renda, amanhã podemos ser mais milhares pelo país.

O Conselho Deliberativo da FUP estará reunido na próxima quinta-feira (16) para discutir uma mobilização nacional em defesa dos direitos dos trabalhadores e da preservação dos empregos.

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Eleição para CA da Transpetro começa dia 16

Foi dada a largada para o período de eleições dos Conselhos de Administração da Petrobrás e da Transpetro. Esse momento é a chance que os trabalhadores e trabalhadoras tem em mãos para eleger um representante, que entenda as demandas da categoria.

A eleição para o CA da Transpetro começa hoje. A FUP e seus sindicatos estão apoiando o petroleiro Felipe Homero Pontes, da Transpetro do Espírito Santo, cuja chapa é a de número 3000. Homero tem 37 anos e é Técnico de Operação Pl. na Transpetro, com passagens no Terminal Norte Capixaba (TNC) e no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR).

As inscrições para a eleição do CA Petrobras encerram nesta sexta-feira (17). Mas, o Sindipetro-NF e a FUP  já tem a candidata, a geofísica da Petrobrás, Rosangela Buzanelli (número 1000).

A votação será realizada entre os dias 1º e 9 de fevereiro. Serão considerados aptos a votarem, os empregados ativos, com vínculo empregatício com a Petrobrás. O eleitor deverá votar exclusivamente pelo CAEL.

CA da Transpetro

Homero tem 37 anos e é Técnico de Operação Pl. na Transpetro, com passagens no Terminal Norte Capixaba (TNC) e no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR).

Ele ingressou no Sistema Petrobrás em 2006 e em 2017 teve sua primeira experiência como candidato ao Conselho de Administração da Transpetro. Ficou em terceiro lugar na disputa. De lá pra cá, participou ativamente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobrás e como membro da Brigada Petroleira das lutas contra a privatização do Sistema Petrobrás.

CA da Petrobras

Rosangela tem 60 anos e trabalha há 32 anos na Petrobras. Formada em Engenharia Geológica em Ouro Preto (UFOP), ingressou na Petrobras já como Geofísica. Atuou na Bacia do Paraná também como assessora de Meio Ambiente e Segurança. Em Macaé começou em 1997, na Geologia Marinha e na US-SUB e em 2010 assumiu a Gerência Setorial de Segurança da US-SUB.

“Quero aprofundar o trabalho de meus antecessores com relação a transparência, estreitando as relações com as petroleiras e petroleiros e suas entidades representativas” – disse.

 

SEGURANÇA NO TRABALHO 1

Mergulhador morre em P-33

O mergulhador, Graciano Elvyis Silva Lima, de 41 anos, morreu na madrugada de quinta-feira (09), na plataforma P-33, no Campo de Marlim, na Bacia de Campos.

Segundo relatos, ele teria jantado por volta das 19h e fez um mergulho aproximadamente à meia-noite. Ao retornar Elvys relatou, que estava se sentindo mal e acabou desmaiando. O mesmo foi socorrido inicialmente na embarcação e depois em P-33,  mas não resistiu e foi a óbito.

Elvys era funcionário da Sistac Sistemas de Acesso S.A e estava no barco Pardela, que fazia serviço na P-33. O Sindipetro-NF presta solidariedade a família.

O Diretor do departamento de Saúde ,Alexandre Vieira, está  participando da Comissão de Investigação do Acidente, que apura suas causas.

SEGURANÇA NO TRABALHO 2

Pampo sucateada

O Sindipetro-NF vem alertando à categoria e à sociedade sobre o sucateamento da plataforma de Pampo na Bacia de Campos. Na segunda, 13, o sindicato foi informado sobre a ocorrência de um vazamento de gás de alta proporção na plataforma. Os trabalhadores foram encaminhados ao Ponto de Reunião, onde ficaram até às 13h.  Eles ficaram no local por horas, sem informação de retorno ao trabalho, porque a extensão do vazamento não havia sido avaliada. A produção encontra-se parada e em segurança.

“Temos denunciado diversos problemas na unidade por conta da má gestão e falta de manutenção em Pampo, principalmente agora que Pampo foi vendida. Alertamos para o risco de um desastre de grandes proporções a qualquer momento” – alerta o diretor Rafael Crespo.

Na semana passada, denunciamos que a gestão da Petrobras estava ignorando as normas regulamentadoras, ao deixar 76 equipamentos de proteção respiratória (EPRs) vencidos a bordo, colocando em risco a vida dos seus trabalhadores.

No início de dezembro também denunciou a falta de comida e problemas de habitabilidade e segurança na plataforma.

O sindicato tem cobrado a solução imediata das pendências e solicita aos trabalhadores que continuem a enviar informações sobre as condições de segurança e habitabilidade. A diretoria do NF alerta para a situação crítica e lembra que já fez denúncias de Pampo junto à ANP, Marinha e Ministério Público do Trabalho.

 

AMS

PRECARIZAÇÃO TOTAL NA AMS

Os trabalhadores da Petrobrás que precisam de atendimento do Serviço Social junto à AMS não estão mais encontrando esse profissional na ponta, para atendimento. Desde o final do ano passado esse atendimento é feito apenas pelo botão de serviços. A pessoa envia um e-mail ou entra em contato pelo Fale Conosco, aí precisa aguardar a resposta chegar.

Esse novo formato precariza o trabalho e coloca um distanciamento entre profissional e atendido, que é prejudicial ao atendimento do serviço social. Um serviço que se diferencia pela escuta do outro, na resolução de problemas e tão comprometido com a acolhida.

Antes havia um postos de atendimento nas bases da empresa onde os profissionais ficavam a disposição do trabalhador e trabalhadora.

Para o Sindipetro-NF esse tipo de atendimento virtual é mais uma etapa do desmanche que a empresa vem sofrendo, se mostrando insensível em relação aos problemas dos seus trabalhadores e familiares. Esse canal não dá todas as respostas que o trabalhador precisa, além de ser incompativel com a realidade dos trabalhadores que não tem co-nhecimento da tecnologia, princi-palmente o pessoal aposentado. É uma prática de uma gestão que não pensa no ser humano.

FOTOLEGENDA

ATO NA BAHIA O Coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, participou do ato promovido pelo Sindipetro Bahia, na terça-feira, às 7h, no Trevo da Resistência. O ato foi marcado pelo protesto contra a visita da comitiva da petroleira árabe Mubadala, uma das interessadas na compra da RLAM, além da falta de pagamento da multa recisória de 181 trabalhadores terceirizados da HXS. Centenas de trabalhadores da Refinaria Landulpho Alves-Mataripe (RLAM) e Transpetro marcaram presença no movimento.

CURTAS

Curso na Fiocruz

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação em Saúde, Trabalho e Ambiente na Indústria do Petróleo – Edição 2020 do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fiocruz. As aulas acontecem na sede da Fiocruz duas vezes ao mês. O curso tem 30 vagas e é voltado para trabalhadoras e trabalhadores do setor petróleo. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de março. Para mais informações acessar o link //bit.ly/2TrpuJQ

Setor Privado

O Departamento dos Trabalhadores do Setor Privado está organizando a agenda de reuniões para os meses de janeiro e fevereiro de 2020.

No dia 29 de janeiro haverá uma mesa de negociação com representantes da Tetra e no dia 4 de fevereiro será com representantes da Falcão Bauer. As duas reuniões acontecerão às 14h, na sede do Sindipetro-NF em Macaé.

Dilma no Oscar

O documentário “Democracia em Vertigem”  que mostra o processo de impeachment sofrido por Dilma Rousseff (PT) em 2016, vai disputar o Oscar da categoria com outras quatro produções – “American factory”; “The cave”; “For Sama” e “Honeyland”

O filme dirigido por Petra Costa que retrata a crise política no Brasil, foi lançado pela Netflix em junho de 2019. A cerimônia acontecerá no dia 9 de fevereiro.

Estatuinte

O Sindipetro-NF realizará no dia 05 de fevereiro, na sede de Macaé, uma Assembleia Geral Extraordinária com o intuito de votar a alteração do atual estatuto da entidade, nos seguintes itens: ARTIGO 28– QUÓRUM, caput e §1º. A assembleia terá a primeira convocação às 18h. O NF fica na Rua Ten. Rui Lopes Ribeiro, 257 – Centro). Leia mais em bit.ly/35WOBHg

 

NORMANDO

Bolsomamata

Normando Rodrigues*

Acabou a mamata! Agora só existe a Bolsomamata!

A Folha de São Paulo resumiu a nova ética que o governo Fascista impôs à administração pública:

– o responsável pela secretaria de comunicação da Presidência da República recebe dinheiro das empresas privadas contratadas por Bolsonaro.

O governo federal paga, com dinheiro público – aquele que você gosta de chamar de “seu, meu, nosso rico dinheirinho” – empresas para dar publicidade aos mandos e desmandos de Bolsonaro. E parte desse mesmo “dinheirinho” volta para o bolso de homem de confiança do Idiota-Mor, que supostamente “presta serviços” para as empresas em questão.

RACHUNCHO!

Diálogo imaginário:

“- Eu te contrato para o governo, e você me contrata e me paga como prestador de serviços, e estamos conversados!”

“- Não vai dar problema?”

“- Que problema? Parte do dinheiro vai pra quem manda! Entendeu?”

O mencionado secretário de Bolsonaro declara não haver “nenhum conflito de interesses”, em sua prática.

No entanto, a Lei 12.813/13, em seu Artigo 5°, Inciso VII, define “conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego no âmbito do Poder Executivo federal”, como exatamente o ato de “prestar serviços, ainda que eventuais, a empresa cuja atividade seja controlada, fiscalizada ou regulada pelo ente ao qual o agente público está vinculado.”

VÍCIO DE ORIGEM

“Claro que não há conflito de intereçes  (É com Z ou Ç? Chama o Weintraub, aí!) no governo Bolsonaro! Ele é honesto! Homem de honra e patriota! O que? Uma lei proíbe? Quem foi que propôs essa tal leizinha?”

A lei 12.813 é fruto do Projeto de Lei 7.528 de 2006, de iniciativa do próprio Poder Executivo, na época o governo Lula. E virou lei ordinária em maio de 2013, sob o governo Dilma.

“Não falei? É tudo armassão (É com Ç? Tem serteza?) do PT! Aprovaram essa lei pra ferrar com o governo honesto”

Tragicômico: boa parte do eleitorado pensará exatamente assim, talvez por conta do grande déficit educacional de nossa sociedade. Mas nada temam! Vêm aí os novos livros didáticos, com mais gravuras e sem “um montão de coisa escrita”.

FIDELIDADE

Bolsonaro et caterva já foram flagrados com gastos injustificáveis no cartão de crédito corporativo, e nada aconteceu. Ainda que fosse pego com pilhas de dinheiro em espécie, ou que se descobrisse ser ele mandante do assassinato de Marielle, também nada aconteceria. Seu  eleitorado continuaria fiel.

Fidelidade que não deriva da verdade, ou da moral, e sim do caráter. Ou de sua total ausência.

* Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP.

[email protected]