Nascente 1269

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

[ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM PDF NO FINAL DA PÁGINA]

A SEMANA

Editorial

NF se mantém vigilante contra a Covid-19

Uma combinação de relaxamento nas medidas preventivas em toda a sociedade e desídia do governo federal, que desafortunadamente ainda está sob “comando” do negacionista Jair Bolsonaro, está provocando um elevado risco de retorno massivo da Covid-19. Sob o título “Covid-19, um retorno anunciado”, o médico e presidente do Sindicato de Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Estabelecimentos do Estado de São Paulo, Francisco Balestrin, alertou nesta terça, 13, na Folha de São Paulo, que 84% dos hospitais paulistas pesquisados pela entidade apresentaram aumento no atendimento de casos suspeitos ou confirmados da doença.

O médico lembra que o governo atual não programou a compra de doses necessárias da vacina contra o coronavírus para 2023 e, de acordo com dados do Consórcio de Imprensa, apenas 49% dos brasileiros haviam tomado doses de reforço.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Sindipetro-NF acompanha de muito perto os impactos da negligência criminosa do governo Bolsonaro no enfrentamento à doença, com a consequente extensão sobre a gestão bolsonarista na Petrobrás. Neste retorno anunciado, com sinais já evidentes nas propagações recentes de casos na Bacia de Campos, o sindicato se manterá na cobrança intransigente por medidas eficazes de proteção, estando onde sempre esteve: ao lado da vida.

Aposentados

Aposentados, aposentadas e pensionistas do Sindipetro-NF têm confraternização de final de ano marcada para esta quinta, 15, às 12h, Sítio Trem de Pouso, em Campos dos Goytacazes. Os interessados e interessadas devem entrar em contato com a funcionária Ivana de Fátima, pelo telefone (22) 98178079, para fazer a sua inscrição. Um ônibus será disponibilizado em Macaé, com saída da sede da entidade às 9h30, para os moradores do município. O Sítio Trem de Pouso fica na Estrada Brejo Grande, 400, no Parque Aeroporto, em Campos.

Entregadores

Faces mais visíveis da transformação do mundo do trabalho que acentuou a exploração, os trabalhadores que prestam serviços para plataformas como Uber, iFood e Rappi estão fortalecendo os vínculos para criarem plataformas próprias. A CUT defende que a categoria também busque representação sindical.

Spie

Diretores do Sindipetro-NF têm participado das atividades do Spie em plataformas do litoral do Norte Fluminense que integram as unidades de negócio da Bacia de Campos e do Espírito Santo. A atividade é uma das frentes que permitem à entidade o monitoramento das condições de segurança.

PPP, PLR, Petros…

O NF ao vivo desta semana, nesta quarta, 14, 19h30, recebe o advogado Normando Rodrigues e a representante dos trabalhadores no CA da Petrobrás, Rosângela Buzanelli, em conversa moderada pelo jornalista Vitor Menezes e pelo diretor do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, para debater os desafios de 2023 para categoria e para o país, passando por temas como PPP, PLR, Petros, Plano de Cargos, AMS e transferências.

Bahia em alerta

O Sindipetro-BA denunciou nesta semana que uma ação da ANP no estado foi marcada por “intransigência e falta de sensibilidade social com a economia, com a população e com os trabalhadores”, nas palavras do diretor Radiovaldo Costa. Após encontrar irregularidades, a agência deu 72 horas para que a Petrobrás paralise todas as suas atividades na Bahia.

Foco no social

Muita expectativa para a provável votação, nesta quarta, 14, da PEC da Transição. O objetivo é garantir recursos para programas sociais e em áreas como saúde e educação, como Farmácia Popular, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida. O novo governo precisa ainda de recursos para pagar um adicional de R$ 150 para mães pobres que têm crianças de até seis anos.

Sua saúde

O NF está realizando a pesquisa “Saúde mental e trabalho na indústria de petróleo e gás”. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz, em parceria com o Sindipetro-RJ e o NF. Nessa etapa da pesquisa será formado um grupo para conversar sobre as questões relacionadas à saúde mental e trabalho. Interessados podem se inscrever em is.gd/pesquisanffiocruz.

 

VOCÊ TEM QUE SABER

Regressiva para governo progressista

Nesta semana marcada pela diplomação do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin, pelo Tribunal Superior Eleitoral, cresce a expectativa pela posse, em 1º de janeiro, e pelas medidas que vão alterar o rumo do país, com ênfase na retomada do curso democrático e no desenvolvimento econômico com prioridade nas políticas sociais.

Nesta conjuntura, a categoria petroleira, por meio da FUP e seus sindicatos filiados, entre eles o Sindipetro-NF, tem atuado junto à equipe de transição para a área de energia — que tem a participação do coordenador da Federação, Deyvid Macelar. Além de contribuir no diagnóstico do setor como um todo e, particularmente da Petrobrás, o movimento sindical petroleiro apresenta as suas diretrizes sobre o que entende ser o papel do novo governo neste tema.

Em entrevista ao site Petronotícias, Bacelar afirmou estar otimista: “A expectativa é que a Petrobrás volte fazer investimentos que geram riquezas que ficavam no país, como a construção de plataformas marítimas em estaleiros da indústria naval brasileira, com engenharia nacional. Há a expectativa também de adoção de uma política de preços justos para os combustíveis, lembrando que o botijão de gás de cozinha já ultrapassa 120 reais, e de interrupção das privatizações. Com essas sugestões, que estão registradas no plano de governo do presidente Lula, acreditamos que voltaremos a ter a Petrobrás como empresa de energia, integrada, voltada para o povo brasileiro, ao invés de servir aos interesses dos acionistas minoritários e estrangeiros, grandes privilegiados pelo atual governo”.

Como tem pontuado em editoriais recentes aqui no Nascente, o Sindipetro-NF compartilha desse otimismo, mas também avalia que será necessária muita atenção e pressão da categoria petroleira para a disputa na chamada “correlação de forças” que há em qualquer governo e, especialmente, em um cenário de transição e de ampla composição política.

 

Assembleias na Halliburton e na Superior nesta semana

Os Sindicatos Petroleiros do Norte Fluminense e da Bahia convocaram nesta semana os trabalhadores e trabalhadoras da Halliburton para participar de assembleia on line nesta quarta, 14, às 15h. A categoria tem em pauta a avaliação da proposta de aditivo de Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2023 para os trabalhadores que recebem salário base acima de R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais) de abono indenizatório, referente à diferença de reposição salarial aprovada pela categoria em Assembleia Geral Extraordinária e não repassada à categoria.

Também estão em fase de deliberação com Acordo Coletivo nesta semana os petroleiros e petroleiras da Superior Energy, com assembleia nesta terça, 13, seguida de votação on line durante 24 horas. Na Oiltanking, o chamado é para envio, até o próximo dia 17, de sugestões de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2023. A construção da pauta de reivindicações que é entregue à empresa é o primeiro passo de uma Campanha Salarial. A data-base da categoria é em janeiro e o sindicato avalia como sendo essencial a participação dos trabalhadores. As sugestões podem ser enviadas para [email protected].

 

Palestra no NF sobre impactos da pandemia

Na pandemia mundial de Covid-19, a população vivenciou uma nova realidade, que foi uma situação de imobilidade, como medida preventiva. Isso impactou a saúde mental e esse assunto tem preocupado a direção do Sindipetro-NF. Pensando nisso, o Departamento de Aposentados promove palestra com o tema “Saúde mental pós pandemia”, nesta quarta, 14, às 10h, ministrada pela neuropsicóloga, Karla Trindade, no teatro da sede do sindicato em Macaé.

Segundo a neuropsicóloga, “o distanciamento social foi o que mais impactou na saúde mental da população, trazendo um aumento considerável na prevalência de casos de ansiedade e depressão, além de tantos outros transtornos mentais e psicológicos”.

Ônibus de Campos

Os aposentados e pensionistas de Campos dos Goytacazes que quiserem participar têm à disposição um ônibus que sairá da sede da entidade às 8h. Reserva com a funcionária Ivana de Fátima, pelo whatsapp (22) 981780079.

 

SEMINÁRIO DA DIRETORIA – A diretoria do Sindipetro-NF esteve reunida, na semana passada, em seminário para avaliar o momento político brasileiro e planejar as suas ações para o próximo ano. Junto às assessorias, diretores e diretoras participam de dinâmicas, reuniões ampliadas e em grupos para amadurecer as estratégias de ação da entidade nas suas diversas áreas. Entre os elementos em discussão esteve a transição de governo, com a posse, em 1º de janeiro de 2023, do presidente Lula. A diretoria discutiu os prováveis impactos desta transição no país e, especialmente, na Petrobrás. “A diretoria está conversando sobre os problemas da categoria e trazendo à luz as principais questões que temos enfrentado e vamos ter que continuar a enfrentar a curto e médio prazos. Porque teremos um começo de um governo progressista, que a gente ajudou a eleger, mas, ao mesmo tempo, é governo e está em disputa”, afirma o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

 

SAIDEIRA

Assista programa sobre Petros e Revisão da Vida Toda no INSS

Com participação do representante dos assistidos no Conselho Deliberativo da Petros, Norton Cardoso, o programa NF ao vivo da semana passada fez uma panorâmica sobre os principais assuntos envolvendo a Fundação, com destaques para os PEDs (Plano de Equacionamento) 2015 e 2021, retirada do inciso 8º do artigo 48 e mudanças nos regulamentos do Petros 2.

O programa também contou com as participações do diretor do Sindipetro-NF, Rafael Crespo, e do advogado do escritório Normando Rodrigues, que presta assessoria ao NF e à FUP, Marcelo Golçalves. Além do tema Petros, eles também trataram da chamada Revisão da Vida Toda no INSS, que pode gerar, por exemplo, acesso ao direito à aposentadoria especial aos petroleiros e petroleiras que atuaram em situação de risco.

A íntegra do vídeo está disponível no canal do Sindipetro-NF no Youtube (is.gd/nfaovivo20) e é importante que a categoria se informe sobre as questões envolvidas nestes temas complexos.

 

NF LOTADO Que aposentados, aposentadas e pensionistas do Sindipetro-NF dão um show de organização e mobilização não é novidade. Mas mesmo assim é sempre digna de registro a participação da categoria, que lotou a sede de Campos dos Goytacazes, na semana passada, para a reunião setorial da quarta-feira, que contou com exposições do representante dos trabalhadores no Conselho Deliberativo da Petros, Norton Cardoso, do economista Luiz Felippe e do advogado Marcello Gonçalves.

 

 

NORMANDO

Heil Hitler tupiniquim (1)

Normando Rodrigues*

As semelhanças entre as vertentes fascistas brasileira e alemã dizem mais sobre Bolsonaro e seu fiel rebanho do que gostariam de admitir.
Três décadas após a cirista fuga dos Orléans e Bragança para Paris, a monarquia alemã desabou, derrotada na Grande Guerra. Sucederam-se 14 anos de República de Weimar, 12 anos de ditadura fascista e 4 anos de ocupação estrangeira, até ser fundada a República Federal Alemã, em 1949.

Menos de dez anos depois, a corte constitucional da RFA julgou o caso Lüth e ensinou ao mundo que os valores democráticos, consagrados constitucionalmente, informam todas as demais relações jurídicas, incluídas as de cunho eminentemente privado.

Discurso de ódio

Desde então aquele tribunal reiterou em diversos julgados que a “liberdade de expressão” não autoriza o discurso de ódio e a pregação de um golpe de estado. No mais recente, em julho de 2020, foi condenado o partido “A Direita” (Die Rechte – DR).

Os fascistas alemães não incluem apenas o DR e os amiguinhos de Bolsonaro na “Alternativa para a Alemanha” (AfD). Existem também diversos grupos terroristas e neonazistas, como o movimento “Reichsbürger”, os “Cidadãos do Reich”, que nega a existência da RFA e prega que todos os alemães são súditos do “2° Reich”, o império alemão de 1871-1918.

Como todo bom fascista, tais grupos ostentam orgulhoso déficit cognitivo. Mas talvez os Reichsbürger sejam comparáveis em delírio aos aliados de Bolsonaro que o aconselham a guaidonianamente se autoproclamar presidente em 1° de janeiro.

Por exemplo, os RBs – cujos membros estimam-se em 23 mil – organizam milícias armadas que não reconhecem carteiras de identidade e de motorista, nem placas de veículos emitidas pela RFA, e cobram “tributos” dos moradores por versões falsificadas desses documentos, no melhor estilo dos milicianos bolsonaristas da Zona Oeste do Rio.

Armas e matança

Como o culto sexualizado às armas, e a matança “esportiva”, são características de todas as manifestações fascistas, os RBs coerentemente se organizaram a partir do antigo pavilhão de caça de um dos herdeiros da família real de Reuss, na Turíngia, o “Coração Verde” da Alemanha. Ali, começaram em 2021 a tramar um golpe de estado para fazer o país voltar ao passado, assim como Bolsonaro conseguiu fazer com o Brasil.

Juntamente com seus aliados neonazistas, os RBs insuflaram e surfaram na onda antivacina, a ponto de planejar o sequestro do ministro da saúde da RFA, o qual, diferentemente dos açougueiros brasileiros a serviço de Bolsonaro, desde o início da pandemia militou pela imposição de medidas restritivas à propagação do vírus da Covid-19.

O crime foi impedido pela polícia alemã, não ideologizada pelos fascistas.

* Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da [email protected]

 

1269merge