Nascente 1272

Uma página infeliz na história do Brasil

Uma semana após uma das posses mais bonitas vistas em nosso país vivenciamos uma das mais tristes páginas na história do Brasil. O que vimos no último domingo, 08 de janeiro, foram terroristas bolsonaristas invadirem e depredarem as sedes dos Três Poderes da República: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Foram horas de cenas de terror de pessoas transtornadas destruindo prédios públicos, mais de 8 milhões em obras de arte centenárias, inclusive roubo de algumas delas, além de documentos, HDs e armas. Isso tudo sem qualquer proteção e enfrentamento das forças de segurança do Distrito Federal, que decidiram não agir porque avaliaram erradamente o cenário, apesar de diversas denúncias nas redes sociais. Uma atitude de indignar porque é completamente diferente da que eles têm quando são trabalhadores e trabalhadoras ou movimentos sociais que estão fazendo algum tipo de manifestação por seus direitos constitucionais. Quantas vezes não fomos recebidos a base de pauladas, gás lacrimogêneo e quantos de nós não foram mortos?
Consideramos a ação criminosa e um ataque inaceitável à democracia brasileira e à vontade da maioria do povo, que se manifestou nas urnas pela mudança de governo. Exigimos que esse vândalos sejam punidos com rigor, assim como quem financia esses atos.

A Semana

NF ao Vivo

O Programa NF ao vivo que será exibido nesta quarta, dia 11 de janeiro, terá como tema “O papel do petróleo no cenário de terror” com o advogado Ângelo Ferraro, o diretor do NF, José Maria Rangel e o Coordenador no NF, Tezeu Bezerra. O programa vai ao ar partir das 19h30 no canal do Youtube e na página do Facebook do Sindipetro-NF.

Ameaça Cabiúnas

Na manhã de segunda-feira, (09), as autoridades atenderam ao pedido do Sindipetro-NF e reforçaram a segurança nas proximidades do Terminal de Cabiúnas, em Macaé. A medida preventiva visa evitar ataques golpistas ao terminal, que é um dos mais importantes do país. No Terminal passa mais da metade do gás que circula em nosso país e por isso o sindicato solicitou mais segurança para trabalhadores e instalações.

Luto

O Sindipetro-NF lamenta a morte da companheira Geruza Neves Silva, 64, que faleceu no último dia 06 de janeiro, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Geruza estava aposentada, mas trabalhou no almoxarifado, inclusive com longa carreira em PCH1, onde fez vários amigos, que perduraram pela sua vida. O Sindicato se solidariza e manifesta condolências aos amigos e familiares.

Denúncia 3R

O Sindipetro-NF recebeu denúncia que a única aeronave que está atendendo três plataformas da 3R Petroleum (3R3 , 3R2 e 3R1) está em péssimas condições. Trabalhadores relataram que além da aeronave ter vários remendos, são eles que travam a porta por dentro na hora do voo. Essa aeronave apresentou defeito três vezes em 10 dias. Para agravar a situação, pessoal a bordo da 3R3 estão há sete dias sem voo para desembarcar o que tem causado ansiedade nas pessoas que não tem retorno nenhum da empresa de quando vão desembarcar. Num total descaso com o trabalhador.

Cesta Básica

A pesquisa mensal do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do valor da cesta básica , divulgada na segunda (9), encontrou aumentos nos preços dos alimentos, em dezembro do ano passado em 17 capitais. O Dieese estima que o valor do salário mínimo necessário deveria equivaler a R$ 6.647,63, ou 5,48 vezes o mínimo.

Pesquisa

Você que é trabalhador e trabalhadora, pode colaborar participando da pesquisa sobre saúde mental e trabalho está sendo realizada pela Fiocruz em parceria com o Sindipetro-NF e RJ. A participação dos trabalhadores e trabalhadoras é muito importante para identificarmos a proporção do problema na categoria. Inscrição em is.gd/pesquisanffiocruz.

Denuncie

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal para receber informações sobre o grupo bolsonarista que atacou prédios públicos em Brasília neste domingo (8). Para enviar dados e detalhes a respeito dos participantes dos atentados, cidadãos e cidadãs podem usar o endereço [email protected].

Você tem que saber

TERRORISMO E BARBÁRIE EM BRASÍLIA

Terroristas bolsonaristas invadem o Congresso Nacional, a sede do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto em atitude violenta e antidemocrática. Destroem prédios e patrimônio público, roubam obras de arte, HDs e armas.
Golpistas ameaçaram atacar as refinarias de petróleo e deixar a sociedade sem combustíveis, mas fracassaram.
FUP e sindicatos seguem alertas. Diante da importância da defesa da Democracia, a categoria petroleira realiza um ato hoje, 11, e propõe a aprovação de manifesto pelos trabalhadores e trabalhadoras.

A diretoria do Sindipetro-NF reunida na manhã de ontem, 10, decidiu acatar a deliberação do Conselho Deliberativo da FUP ocorrida na segunda, 9, que aprovou um manifesto contra os ataques golpistas e terroristas que colocam em risco a democracia e a soberania nacional (veja no box nessa página, que será apresentado à categoria para aprovação em assembleias e atos nas bases do Sistema Petrobrás em todo o país.
No Norte Fluminense, o Sindipetro-NF realizará na manhã desta quarta, 11, dois atos em defesa da democracia no Terminal de Cabiúnas e no Heliporto do Farol de São Tomé. As atividades também serão de repúdio às ações golpistas e às tentativas de terrorismo nas refinarias e distribuidoras de combustíveis, cujo objetivo é aumentar o caos no país.
“Nós trabalhadores e trabalhadoras enxergamos com muita preocupação esses atos antidemocráticos, que aterrorizam Brasília. Por isso, na segunda, 9, pedimos atenção das autoridades locais para reforçar a segurança nas unidades da Petrobrás. Aqui, em Macaé, temos Cabiúnas, onde passa mais da metade do gás do nosso país e precisávamos sim da presença da polícia na porta desta unidade e de todas as demais para garantir a segurança das instalações e dos trabalhadores”, frisou o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

Ataques às refinarias

A convocação de atos terroristas nas refinarias e distribuidoras de combustíveis levou a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos a permanecerem alertas ao longo de toda a noite de domingo (8) e na manhã de segunda-feira (9).
Dirigentes sindicais petroleiros de todo o país estiveram nas unidades do Sistema Petrobrás, verificando a situação de risco para os trabalhadores e cobrando da categoria atenção e denúncia para qualquer situação de anormalidade.Ao contrário das convocações feitas pelos golpistas nas redes sociais, foi um fracasso a tentativa de atos terroristas, com a finalidade de impedir a distribuição de combustíveis e aumentar o caos no país.
Em documento enviado ontem, à Gerência Executiva de Inteligência e Segurança Corporativa (ISC) da Petrobras, a FUP cobrou medidas de segurança para os trabalhadores e a população no entorno das unidades, manifestando preocupação com o potencial de risco dos atos terroristas em unidades de petróleo e gás.
“A tentativa frustrada dos terroristas de invadir as instalações da Petrobrás demonstra a importância estratégica da empresa, aumentando a nossa responsabilidade de reconstrução da companhia”, afirma o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Manifesto

Defender a Petrobrás é defender o Brasil.
Golpistas não passarão!

A defesa incondicional da democracia e da soberania nacional são princípios que marcam as lutas históricas das trabalhadoras e dos trabalhadores petroleiros. Estampamos com orgulho em nossos uniformes a bandeira do Brasil. Bandeira esta que foi sequestrada por golpistas, cujas ações fascistas levaram o país e a nossa empresa à beira da destruição.

Os atos terroristas de domingo, em Brasília, chocaram o povo brasileiro e o mundo, com ataques afrontosos aos três poderes da República. Cenas de destruição do patrimônio público desnudaram em praça pública o fascismo como método e ideologia dos golpistas.

Nós, petroleiros e petroleiras, estamos em alerta nos últimos dias contra as tentativas de ataques terroristas às unidades do Sistema Petrobrás. Os golpistas tentaram ocupar as refinarias para impedir o abastecimento de combustíveis e aumentar o caos no país. Mas fracassaram retumbantemente.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil” não é só um grito de luta das nossas manifestações contra as privatizações. É o lema da nossa categoria. O sentido do nosso trabalho.

Qualquer ameaça à Petrobrás é uma ameaça ao povo brasileiro e à soberania da nossa nação. Nossa história é atravessada por resistências diversas contra ataques à nossa empresa, desde a sua criação, há quase sete décadas. Golpista algum irá nos intimidar.

Por tudo isso, nós, petroleiras e petroleiros do Sistema Petrobrás, nos colocamos a postos, em defesa do patrimônio público e da continuidade do nosso trabalho para abastecer o povo brasileiro, como sempre fizemos.

Manifestamos repúdio a qualquer atitude antidemocrática que possa vir a ocorrer por parte de bolsonaristas que ainda ocupem cargos de confiança no Sistema Petrobrás. Reiteramos as cobranças da FUP de que seja acelerado o processo de transição de gestão para que o presidente indicado pelo governo federal possa assumir o quanto antes o seu cargo e iniciar o urgente trabalho de recuperação da estatal.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil.
Juntos somos fortes.
Democracia sempre!

Saideira

Movimentos sociais fazem atos em defesa da democracia

Após atos de terrorismo provocados por bolsonaristas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), sindicatos e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, realizaram atos na segunda, 9, em defesa da democracia. Também aconteceram atos em Nova Iorque (EUA), Paris (França) e Zurique (Suíça), entre outras cidades do exterior.
A CUT orientou aos participantes dos atos que evitassem ir sozinhos e também possíveis provocações de extremistas bolsonaristas. Em paralelo, um movimento ocupou as redes sociais com as hashtags #SemAnistia e #BrasilContraTerrorismo.
No Rio de Janeiro, aconteceu um ato na Cinelândia, às 18h, que reuniu centenas de pessoas, incluindo os diretores do NF, Tadeu Porto, Alessandro Trindade, Bárbara Bezerra e Eider Siqueira. O Sindipetro-NF convocou a categoria petroleira que estivesse no Rio de Janeiro a participar dos atos.
“É importante lembrar que os petroleiros são reconhecidos por participarem de diversos movimentos a favor não só dos direitos da categoria, como da democracia e do Brasil, mas nunca, em toda a história, houve algo que desrespeitasse a constituição e a democracia”, declarou o coordenador geral do NF, Tezeu Bezerra
Em Macaé, um ato foi realizado na sede da Associação dos Ferroviários Aposentados, que foi berço da resistência na ditadura militar e em Campos, na mesma data, o ato ocorreu no Pelourinho. O Coordenador do NF Tezeu Bezerra e o diretor José Maria Rangel, marcaram presença na atividade, que também reuniu estudantes e movimentos sociais.

Normando

O facismo nu e crú

Todos assistiram ao óbvio ao vivo: bolsonaristas são  fascistas, e fascistas são terroristas. Mas antes do domingo o alvo da mídia era Lula.
No dia da posse, Lula proferiu dois contundentes discursos e, em ambos, marcou o momento da necessária justiça de transição: houve um genocídio no Brasil e os responsáveis serão submetidos à justiça.
Foi o bastante! Alegaram contradições entre um governo de união nacional e a necessidade de punir criminosos; e levantaram-se vozes a “denunciar” que Lula governaria só para os seus e não para o Brasil. Vozes que, por sinal, calaram-se quando, em janeiro de 2019, Bolsonaro declarou exatamente que presidiria apenas para seu doentio e ignaro gado.
Lembrança histórica, em fevereiro de 1942 Churchill, conservador e imperialista, fez um governo de coalização nacional com os trabalhistas de Clement Attlee, apesar de estar provavelmente no auge de sua popularidade. E não chamou ao governo os fascistas de Oswald Mosley, não retirou o partido fascista da ilegalidade, nem livrou seu líder da prisão domiciliar. Tratava-se – como no Brasil de hoje – de defender a democracia.
Nesse passo, é impossível não lembrar do apoio da Federação Israelita do Rio de Janeiro ao legítimo líder brasileiro da ideologia responsável pelo Holocausto. Se a inauguração do memorial do Morro do Pasmado, no início de dezembro, não os fez perceber o erro, talvez o “Brasilazzo” de 8 de janeiro tenha feito.
O fascismo bolsonarista, entretanto, é tão obsceno que acreditar em falta de percepção de sua real natureza, por parte de apoiadores, é algo tipo confiar em Ibaneis Rocha e na PMDF quanto à segurança da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos 3 Poderes.
É preferível e mais prudente perceber que existe uma aliança fascista-neoliberal-militar, a qual foi didaticamente sintetizada na patética fala do ex-vice-de-fascista e ex-indígena, Mourão.
Ávido por ocupar a vaga de pecuarista deixada por Bolsonaro, Mourão colocou seu carisma de paralelepípedo na cadeia (boa palavra) oficial de comunicação e assumiu ser contra o “projeto progressista” de Lula. Ou seja, diferentemente dos “tenentes” de há 100 anos, os milicos de hoje são contra o “Progresso” do Brasil. A eles somente interessa a “Ordem”, desde que a “ordem” os prestigie em dinheiro, próteses penianas e algumas “licenças”, das quais duas se destacam:
A primeira é a licença para matar quem carregue pedaços de pau ou guarda-chuvas, e quem volte de um chá de bebê com a família, passando pela porta de um quartel;
A segunda é a licença para tramar, insuflar e proteger quem tente derrubar a democracia.

* Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP.

Nascente 1272