Nascente 1278

[VERSÃO NA ÍNTEGRA EM PDF DISPONÍVEL NO FINAL DA PÁGINA]

A SEMANA

A Petrobrás está de volta ao mundo real

Neoliberais gostam de dizer que são pragmáticos, realistas, racionais, afeitos aos resultados inequívocos dos números nas tabelas e gráficos. Na gestão de uma empresa como a Petrobrás, vendem-se como guardiões da manutenção do maior lucro possível para os investidores, na crença de que a isso corresponde automaticamente a uma sinalização de saúde empresarial para o mercado (atraindo mais investimentos e fazendo a roda do lucro girar).

Negligenciam, no entanto, o dado também inequívoco de que os números, assim como as palavras, são uma forma de linguagem, e a sua utilização está sujeita ao sentido político empregado por quem os reúne, organiza, divulga. Mais: como toda forma de linguagem, os números também ajudam, mas não dão conta de representar toda a realidade.

O real, o concreto, é o que fazemos na interação com o mundo, como produzimos, como vivemos, como nos organizamos socialmente. É por isso que é muito bom ver que a Petrobrás está de volta ao mundo real, por meio do grande apoio que a empresa está prestando nos trabalhos de buscas de vítimas das chuvas (melhor dizendo, vítimas do modo como a humanidade têm lidado como o meio ambiente) no litoral do estado de São Paulo. Isso também é resultado, é resposta direta na vida das pessoas, é o mundo concreto que os neoliberais gostam de desconsiderar.

P-36: envie vídeo

O Sindipetro-NF vai marcar a passagem do 15 de março, quando a categoria petroleira lembra a tragédia da P-36, de um modo diferente neste ano: homenageando as famílias dos trabalhadores que foram vítimas do acidente, que por mais de duas décadas enfrentam suas dores e lembranças para estarem conosco nos atos anuais e nas demais lutas pela vida. Petroleiros e petroleiras, individualmente ou em grupos por unidades e locais de trabalho, já podem mandar vídeos com palavras de agradecimento para [email protected]. Não deixe de registrar a sua gratidão a estes guerreiros e guerreiras.

KN e Superior

Trabalhadores da KN Açu e da Superior aprovaram em assembleias, respectivamente nos últimos dias 15 e 17, acordos coletivos da categoria. No caso da KN, o acordo foi de Participação nos Lucros 2023. No caso da Superior, foi aprovado a proposta de Acordo Coletivo 2022/2023.

Cetco

Petroleiros e petroleiras da Cetco têm reunião setorial marcada para esta quinta, 2, às 10h, de modo online, com link disponibilizado no site do Sindipetro-NF. A categoria vai debater a terceira contraproposta de ACT 2022/2023 apresentada pela empresa, que propõe reajuste abaixo da inflação.

Excepcionalidades

Atendendo reivindicação da FUP e sindicatos, a Petrobrás comunicou que suspendeu até o final do primeiro semestre de 2023 os processos de reavaliação das excepcionalidades para os empregados de todas as unidades em desmobilização no país, com impactos na Bacia de Campos. A suspensão é mais uma das ações da nova gestão da empresa em um novo ambiente de diálogo com o movimento sindical.

P-19, P-26 e P-48

O NF enviou na sexta, 24, ofício às áreas de Relações Sindicais e de SMS da Petrobrás para cobrar ações da empresa em relação a denúncias recebidas pela entidade sobre problemas de geração de emergência em P-19, climatização em P-26 e fornecimento de água potável em P-48, plataformas da Bacia de Campos, com impactos sobre a saúde e a segurança.

Riscos à saúde

Na P-19, houve um incêndio no em painel da UPS (Uninterruptible Power Supply). Em P-26, a denúncia é de desrespeito às condições estabelecidas para climatização da unidade. E na P-48, o problema é no comprometimento da qualidade da água fornecida aos trabalhadores. Nos três casos o sindicato fez reivindicações e cobrou providências.

Teletrabalho

Deverão voltar a ganhar força, no novo ambiente de diálogo entre o movimento sindical e a gestão da Petrobrás, os debates acerca do teletrabalho na companhia. As perspectivas em torno do assunto serão debatidas no programa NF ao vivo desta semana, nesta quarta, 19h30, pelo canal do Youtube e na página do Face do sindicato. O programa terá como tema “Para onde vai o teletrabalho na Petrobrás?”.

VOCÊ TEM QUE SABER

Escolha da Junta inicia processo eleitoral

Petroleiras e petroleiros filiados ao Sindipetro-NF têm assembleia nesta quarta, 1º de março, às 18h30, na sede da entidade em Macaé. A categoria tem como pautas a definição do número de integrantes da Junta Eleitoral, que será responsável pelo pleito sindical deste ano (que pode ser de três a sete), e a eleição dos seus membros.

Somente filiados e filiadas em dia com as contribuições mensais do Sindipetro-NF, de modo ininterrupto, nos últimos seis meses (desde setembro de 2022) podem participar da assembleia e integrar a Junta Eleitoral, como prevê os artigos 19 e 23 do Estatuto do sindicato.

A assembleia é o primeiro passo para o processo de eleição sindical de 2023, que vai escolher a Diretoria Colegiada e o Conselho Fiscal para o mandato 2023/2026. Reunida na manhã da sexta, 24, a Diretoria Colegiada da entidade também definiu que o encerramento da atual gestão retornará para a data histórica de 2 de julho. O calendário do pleito, no entanto, é definido pela Junta Eleitoral.

O Sindipetro-NF estimula a participação da categoria petroleira em todas as etapas do processo eleitoral, começando pela assembleia de eleição da Junta. A presença massiva da categoria mostra vigor institucional e torna o sindicato mais forte.

Mês da mulher: Atrações no teatro e nas bases do NF

O mês da mulher chegou uma série de atividades organizadas ou apoiadas pelo Sindipetro-NF que vão movimentar Macaé. Estão programadas apresentações teatrais, rodas de conversa, palestras, mostras, seminário e cafés com trabalhadoras da ativa e petroleiras aposentadas e pensionistas nas bases.

No dia 8 de março, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher de Macaé, o teatro do Sindipetro-NF receberá a peça “Maria”, que aborda o tema da violência doméstica de forma poética, a partir de relatos verídicos, estudados em campo e transformados em dança experimental a partir do corpo urbano do Coletivo Flores, companhia de Dança profissional do CIEMH2 Núcleo Cultural. Depois da apresentação haverá uma roda de conversa.

Uma das grandes surpresas do mês acontece no dia 11 de março, quando o teatro do Sindipetro-NF receberá a drag queen Rita Von Hunty, às 18h30. O Sucesso foi tanto que em menos de 24 horas após a divulgação nas redes sociais digitais os ingressos se esgotaram.

Rita vai falar da “Importância do Teatro para construção de Patrimônio e Memória”. Além dela foram confirmadas as apresentações de “O dia que ninguém Morreu” pela Cia Teatral Coxias e “Trincheiras e Ballet”, com Gabriel Guimarães e Morgana de Pinho. O evento tem produção de Outra Produções e ACS Produções, patrocínio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria De Integração Metropolitana, pelo edital Integra Rio e conta com apoio cultural do Sindipetro-NF.

No dia 23 de fevereiro acontecerá, às 18h, também na sede de Macaé, a Mostra Feminina de Cultura Sindipetro-NF, que envolve apresentação do Coral Mater Vocem e apresentação de três esquetes: “A Hora das Meninas”, com as atrizes Cássia Gomes, Scarpi, Josie Schuenk, Sofia Gomez; “Romualdo Ângelo – Um Nome Tatuado”, com Kelly Tavares e “Eu Negra”, com Cláudia Byspo. A coordenação de produção artística é de Janaina Mendes, da Inspira Projetos Artísticos.

Seminário e cafés

O Departamento de Cultura do NF promove ainda, no dia 30 de março, um seminário com o tema “A nossa liberdade está na união”, para debater o papel da mulher no novo cenário político cultural do Brasil, com a participações de mulheres que são referências na política, comunicação e cultura. A programação e o horário ainda estão sendo fechados.
Durante o mês, também acontecem os cafés com as mulheres petroleiras. Já estão agendados os cafés de Imbetiba (8/03), Farol (15/03), Parque de Tubos (22/3) e Cabiúnas (29/3). Outras bases e locais de trabalho ainda estão em fase de agendamento pelo NF.

Parceria libera entrada para filiados ao NF em piquenique

O Sindipetro-NF é um dos patrocinadores do Picnic do Glaubinho. O evento é uma festa temática, dia 12 de março, das 11h às 19h, no Rancho São Francisco, no Horto, em Macaé. Filiados ao sindicato e seus dependentes que se inscreverem em is.gd/picnic_nf até o dia 28 de fevereiro terão direito a entrar de graça.

O piquenique conta com apresentação de personagens de desenho animado e filmes, shows infantis, musical, oficinas inclusivas, recreação e distribuição de brindes que estão incluídos na entrada. São pagos os acessos a brinquedos infláveis e os alimentos adquiridos na praça de alimentação.

O evento será decorado com esteiras e toalhas xadrez ao chão, onde o público encontrará um ambiente aconchegante e descontraído. A organização orienta às pessoas que pretendem chegar tarde a levar sua canga, porque as esteiras são limitadas.

REUNIÃO DOS APOSENTADOS – Aposentados, aposentadas e pensionistas do Sindipetro-NF solicitaram uma reunião extraordinária para tirar dúvidas sobre a Petros, que foi realizada no auditório da sede de Campos dos Goytacazes, na manhã na última segunda, 27, com exposições da assessoria jurídica e da diretoria da entidade.

NORMANDO

O pato e o crocodilo

Normando Rodrigues*

Até que ponto o quaquarismo e o fascismo podem caminhar juntos, sem que do primeiro restem só plumas?

No “Livro dos Mortos” do antigo Egito (sim, existe e, não, não tem nenhum poder místico), a alma do defunto se apresentava perante a deusa da justiça para declamar um decálogo. Lá pela época da Guerra de Troia o tal do Moisés plagiou o decálogo egípcio e o batizou de “Dez Mandamentos”. Mas isso não interessa.

Segundo o “Livro”, quem tivesse o coração mais pesado do que uma pluma, durante a leitura do decálogo (quem mentisse para a dona da balança), era imediatamente destroçado pela mordida e giros de um gigantesco crocodilo.

Apesar de tornado “pop” pelos contos de Kipling, pelo “Peter Pan” de Barrie, e até pela Cuca de Lobato, o papel do crocodilo na mitologia egípcia deriva de um dado concreto, tão verdadeiro na antiguidade quanto hoje em dia: é o animal “devorador de gente” que mais mata seres humanos.

Esse é o crocodilo. Já o pato… é o pato.

Mais de mil humanos são mortos, todo ano, por crocodilos. A maioria é de pobres “não-brancos”, o que gera a mesma comoção que gera a escravização de seres humanos na indústria vitivinicultora gaúcha; a visão de corpos de imigrantes levados pelo mar às praias da Itália; ou a lembrança de 700 mil mortos da Covid. Ou seja, quase nenhuma.

Insensibilidade à parte, um único crocodiliano matou muito mais pessoas, na Manaus de janeiro de 2021, do que todos os seus parentes em todo o mundo, naquele ano. E não foi o jacaré-açu.

Sob a gestão do robusto Pazuello no Ministério da Saúde, faltou oxigênio para internados e 2.295 pessoas morreram desnecessariamente na capital amazonense, apenas naquele mês.

Inimigo da ciência, das vacinas, das máscaras e da humanidade, o necrarca Pazuello deixou o ministério para ser aspone remunerado do fascista-mor maiamista, e para subir no carro de som da derrotada campanha reeleitoral, em comiciozinho abastecido por cartão corporativo. E, cínico, respondeu que não era um ato “político-partidário”.

Pazuello há dois meses finge ser um civilizado deputado federal, eleito pelas terras de Marlboro do RJ. Não é. É um monstro genocida, devorador de homens, mulheres, idosos ou criancinhas, cujas carnes harmoniza com vinho produzido por escravos.

Cedo ou tarde, jantará aqueles que normalizam o genocídio e posam para fotos ao lado do crocodilo.

E, como bom crocodilo, talvez até Pazuello chore, enquanto destroça sua vítima. Seja porque as glândulas lacrimais são espremidas com o movimento das mandíbulas, seja porque as penas do pato lhe irritarão.

* Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP. [email protected]

1278merge