Nascente 1334

[VERSÃO NA ÍNTEGRA EM PDF NO FINAL DA PÁGINA]

A SEMANA

Um mantra contra o falso deus mercado

Interesse de mercado não é a mesma coisa que interesse da população. Interesse de mercado não é a mesma coisa que interesse da população. Interesse de mercado não é a mesma coisa que interesse da população. É preciso repetir isso como mantra. Todos os dias. Porque a grande mídia liberal quer justamente fazer crer que sim, que os lucros cada vez mais altos de um determinado segmento é a prova da sua vitalidade, fingindo desconhecer que todo lucro vem do trabalho de milhares e do bolso de milhões.

Este é o caso dos combustíveis. Semana passada houve grande chiadeira em torno da política de preços da Petrobras. A Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) denunciou ao Cade a perspectiva de que a Petrobrás volte a crescer na área do refino. Como se soberanamente não pudesse.

Representante dos trabalhadores e das trabalhadoras no Conselho de Administração da Petrobrás, Rosangela Buzanelli colocou o dedo na ferida. “Uma das proposições da Abicom é que a Petrobrás suspenda as importações de diesel e gasolina porque a companhia é verticalizada e pode ter vantagens cruzadas entre as suas atividades, que abrangem produção e comercialização de petróleo, refino e importação. O fato é que a Abicom não aceita que a Petrobrás é verticalizada e, por conta disso, a companhia tem condições de ser mais competitiva no mercado”, afirmou em seu blog.

Ou seja: estão defendendo o próprio lucro e que se dane o consumidor, como esclarece a própria Rosangela. “Simplesmente, os importadores de combustíveis não podem querer destruir essa realidade em benefício próprio. Sim, porque esse argumento só serviria para beneficiar a si mesmos e não ao mercado, já que a população brasileira está pagando combustível mais caro em todas as regiões onde houve privatização de refinarias”, complementa.

Por isso, todos os dias, antes do café da manhã, repitamos: interesse de mercado não é a mesma coisa que interesse da população.

Empresa paga só após paralisação

Trabalhadores da empresa Telsan, que presta serviço à Petrobrás, paralisaram na manhã da última segunda-feira as suas atividades no Parque de Tubos, em Macaé. A categoria estava com salários e benefícios atrasados. Embora o Sindipetro-NF não represente formalmente este segmento da categoria petroleira, a entidade deu apoio ao encaminhamento das negociações junto à empresa e os pagamentos foram realizados na parte da tarde. O diretor Anderson Silva representou o NF na atuação sindical.

Participa da Cipa

Termina nesta sexta, 12, o prazo de inscrições de candidaturas para a Cipa de Imboassica. O Sindipetro-NF estimula a inscrição de petroleiras e petroleiros que sejam comprometidos com a saúde e a segurança dos trabalhadores, com um olhar da classe trabalhadora para a questão. A Cipa é um espaço importante de luta.

Frank`s

Em assembleia realizada no dia 4 de abril, às 10h, os trabalhadores da Frank’s rejeitaram proposta de ACT 2023/2025 apresentada pela empresa. Agora é importante a categoria se manter mobilizada e atenta às redes sociais e informes do sindicato para acompanhar os próximos passos da Campanha Salarial.

Apoio do NF

O Sindipetro-NF, representado pelo diretor Anderson Silva, participou no último sábado de um Desfile da Beleza Negra na comunidade Portelinha (Âncora), que é uma das mais carentes de Rio das Ostras. O evento, que contou com apoio financeiro do sindicato, foi organizado no campo de futebol da Rua Novo Horizonte pela associação Égide. Esse foi o primeiro desfile organizado pela ONG.

Nov Wellbore

Trabalhadores da Nov Wellbore, lotados na base de Macaé, têm assembleia geral nesta quarta, 10, às 10h, para apreciação da nova contraproposta do Termo Aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024 e aprovação do Estado de Greve, em caso de rejeição da proposta. A Assembleia acontecerá em ambiente virtual (em is.gd/assnov), com votação continuada por 24 horas no Confluir.

Aposentados

O departamento de Aposentados(as) e Pensionistas do Sindipetro-NF convoca para reunião ordinária na sede de Macaé, nesta quarta, 10, às 10 horas, para tratar de atualização de questões Petros e AMS. O NF disponibiliza transporte de ônibus ida e volta – Campos x Macaé x Campos – que sairá da sede do sindicato em Campos, às 7h30. Quem quiser participar deve fornecer nome completo e CPF para a funcionária Ivana (Telefone/whatsapp (22)98178-0079).

VOCÊ TEM QUE SABER

Categoria próxima do retorno do 70×30

Da Imprensa da FUP

Dirigentes da FUP participaram, no último dia 4, de duas reuniões decisivas para o restabelecimento da relação de custeio 70×30 da AMS. Essa conquista, que é um dos pleitos mais aguardados pelos trabalhadores, aposentados e pensionistas do Sistema Petrobrás, já pode ser comemorada pela categoria.

O Grupo de Trabalho que vem negociando com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) a substituição da Resolução 42 da CGPAR realizou pela manhã uma reunião que consolidou as tratativas finais do novo texto que sepultará a atual resolução. Foi mantido o entendimento de que empresas estatais, como a Petrobrás, que não dependem do Tesouro Nacional, terão liberdade de negociação com os trabalhadores.

O diretor da FUP, Tezeu Bezerra, que representa a FUP nas negociações com a Sest, lamentou o fato dos representantes do governo não terem conseguido cumprir o prazo que havia sido acordado com os trabalhadores, de que a nova resolução estaria pronta até o início de março.

“Esse era um compromisso real que estava posto, eles (Sest) pediram desculpas por isso na reunião, porém apresentaram um texto que vai contemplar o que havíamos previsto nas negociações coletivas com a Petrobrás, que é o retorno da relação de custeio 70×30 para a AMS, a remuneração da hora extra na troca de turno voltar a ser 100%, entre outras questões que estavam atreladas aos limitadores da CGPAR”, explica Tezeu.

Para agilizar a implementação da nova relação de custeio da AMS, a direção da FUP se reuniu imediatamente com o RH e o jurídico da Petrobrás. Foi cobrada prioridade absoluta da empresa nesse processo, dada a urgência da categoria em reduzir o impacto financeiro desproporcional que o custeio do plano de saúde passou a ter em suas vidas, principalmente dos aposentados e pensionistas.

A estimativa da Sest é de que a nova resolução seja publicada na segunda quinzena de abril, mas a FUP e as demais entidades vêm atuando para acelerar esse processo.

FUP reforça com Lula papel da Petrobrás

Da Imprensa da FUP

Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada no último sábado, em Brasília, a FUP e várias outras entidades sindicais e dos movimentos sociais cobraram mais avanços para redução das desigualdades, geração de emprego e renda e fortalecimento da democracia e dos direitos humanos.
Entre os principais temas tratados pelas lideranças nacionais, a reconstrução da Petrobrás teve destaque e foi amplamente debatida com o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, que representou a entidade no encontro.

Foi enfatizada a necessidade de fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa pública, que precisa ocupar urgentemente o papel de liderança na transição energética, sem abrir mão de sua função social, dado o protagonismo histórico da empresa com o desenvolvimento e a soberania do país.

O coordenador-geral da FUP ressaltou que a Petrobrás precisa ser estrategicamente reposicionada como uma estatal de energia e não apenas do setor de óleo e gás. Ele enfatizou a importância dessa transição energética ser justa e, portanto, construída em constante diálogo com os trabalhadores e as comunidades que mais necessitam da renda do petróleo e/ou são impactadas pelos projetos da Petrobrás.

OFICINA DE ARTESANATO NO NF – Começaram nesta semana as aulas da Oficina de Artesanato promovida pelo Departamento de Aposentados da entidade. O primeiro encontro foi na segunda, 08, na sede de Campos dos Goytacazes (foto), seguido do encontro de Macaé na terça, 09. As aulas continuam nas sedes de Campos nos dias 15, 22 e 29 de abril; e na sede de Macaé nos dias 16, 23 e 30 de abril.

RETOMADA DA INDÚSTRIA NAVAL – O movimento sindical petroleiro participou em Niterói, no último dia 2, da solenidade de anúncio da dragagem do canal de São Lourenço, na Baía de Guanabara, uma etapa importante para a retomada da indústria naval no estado do Rio de Janeiro. O evento teve a presença do presidente Lula. A expectativa é de geração de cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos. A previsão é de conclusão em 2025. O Sindipetro-NF foi representado na atividade pelo coordenador geral Tezeu Bezerra e pelos diretores Joacir Pedro, Bárbara Bezerra, Sergio Borges, Eider Siqueira, Johnny Souza, Marcos Botelho, Jocimar dos Santos, Anderson da Silva, Luiz Carlos Mendonça e Giovana Soares.

EMBARQUE DO NF – Diretores do Sindipetro-NF embarcaram em quatro plataformas da Bacia de Campos na semana passada. A entidade foi verificar as condições dos novos MTAs (Módulos Temporários de Acomodação), que passaram por reformas após muitas denúncias dos trabalhadores sobre condições inadequadas. “Estamos aqui fazendo uma inspeção. O trabalhador tem que estar com o ambiente digno de trabalho e de descanso em uma plataformas”, afirma o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, que foi um dos diretores que embarcaram nas unidades P-35, P-54, P-09 e PNA-1. Além de Bezerra, embarcaram os diretores Alexandre Vieira e Luiz Carlos Mendonça, entre quarta-feira e sexta-feira.

PROJETO COVID LONGA

Olá, companheiros e companheiras,

Trago novidades para vocês sobre o projeto “Covid Longa em Trabalhadores Offshore”, das pesquisadoras do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) Liliane Teixeira e Rita Mattos.

Recentemente, as pesquisadoras participaram de uma reunião com a procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT/RJ) Junia Bonffante, com representantes da Petrobrás, Sindipetro, FUP e UFRJ. Na reunião, ficou decidido que a Petrobras e o IBP têm o prazo de um mês para enviar uma tabela com os embarque e desembarque dos petroleiros para que as pesquisadoras comecem a elaborar a logística da coleta, o próximo passo do projeto. Essa tabela será elaborada com a participação de representantes sindicais.

Então, fiquem ligados que o lançamento do projeto no município de Macaé será realizado nos próximos meses.  Em breve trago mais novidades! Continuem acompanhando os nossos informes para participar da atividade de lançamento. Contamos com vocês.

NORMANDO

“Roberto Campos é um …”

Normando Rodrigues*

Existiram 3 ziraldices que me são muito pessoais.

1° vem a maluquicezinha do menino, da namoradinha do menino, da professora, do Vô Passarinho e de toda a turma, fórmula de cultivar gente humana, gente que gosta de gente, gente que sabe que a vida tem lado e que se coloca do lado certo da vida. Gente que jamais votaria em qualquer das hoje viventes reencarnações de Adolf Hitler, fosse Bolsonaro, Milei ou Ventura.

A 2ª diabrura é bem mais remota e se deu em 1975, ano em que os generais-boçais torturaram e mataram Vladimir Herzog. Para explicar, contudo, devo voltar mais 4 décadas, ao ainda mais longínquo período de 1936-1939.

A família me legou a história de Maximiano Rodrigues Murilo, bisavô imigrante galego, expulso de lá pela fome e varrido de Laranjeiras com mulher e dúzia de filhos, pelas reformas urbanas dos ricos. Ele chorava ouvindo no rádio as notícias da Guerra Civil Espanhola e praguejava contra Franco e seus outros generais-boçais.

Contra a brutalidade fascista do bombardeio da basca Guernica, Picasso pintou seu quadro em 1937. E em 1975, inspirado no “Guernica” do irrequieto malaguenho, Ziraldo retratou em charge a chegada de Franco num inferno onde ansiosos demônios o aguardavam aos dentes, tridentes e facas.

A 3ª foi em 2001, quando Ziraldo brindou a morte de Roberto Campos, dessa vez em texto na saudosa revista “Bundas”, onde em resumo narrou que morrera um FDP, um inimigo dos brasileiros que dedicara a vida inteira contra o desenvolvimento de nosso país e em prol dos ricos e do Tio Sam. E aqui outra pessoalidade se funde à ziraldice.

É que meu avô paterno se chamava Giuseppe Felicio, famélico imigrante italiano que se tornou genro do mencionado Maximiano e que, por rocambolescas razões, mudou o nome para José Rodrigues.

Giuseppe/José morreu de tuberculose em 1951 e no leito de morte proferiu três orações absolutas a meu pai: “Não se bate em mulher. Não se bate em criança. Roberto Campos é um FDP.”

O texto de Ziraldo em 2001 encontrou os ecos da fala de meu avô, de meio século antes, numa época em que FHC se empenhava na destruição de tudo o que é público.

Infelizmente o neoliberalismo cravou raízes e hoje as viúvas do vivo FHC e do insepulto Bobby Fields, The First, espancam o governo Lula, o único acionista controlador que não tem o direito de mandar nas próprias empresas.

Talvez seja oportuno lembrar do juízo de Ziraldo no momento em que Roberto Campos Terceiro urde a captura completa do Banco Central pela mítica entidade chamada “Mercado”, perseguindo a eterna meta de blindar o controle dos ricos sobre a economia, contra qualquer “interferência” da soberania popular.
É de família!

*Assessor jurídico do NF e da FUP. [email protected]