NF acompanha trabalhadores durante protocolo de embarque na madrugada

Na madrugada de hoje, 29, a diretoria do Sindipetro-NF esteve acompanhando, a partir das 2 h da manhã a via crucis dos trabalhadores offshore antes do embarque para sua unidade marítima. A Petrobrás implementou alterações de forma unilateral e está causando transtornos à categoria, além de ser um processo cansativo, pré embarque.

Dois messes antes do início desse protocolo extenuante, o NF já havia solicitado reunião com a Petrobras sobre as alterações que estavam sendo pretendidas pela empresa, mas não foi atendida. A reunião só aconteceu após muita insistência, na semana de implementação das mudanças. “A empresa após muita insistência nossa fez uma reunião para reafirmar que iria implementar dessa maneira desgastante e arriscada para os trabalhadores. Que irão desempenhar funções de alto risco como içar cargas na casa das toneladas, lidando com altas pressões temperaturas, onde qualquer erro pode gerar consequências graves a vida humana e ao meio ambiente” – comenta o diretor Alexandre .

Apesar da Petrobras ter tratado o seu planejamento como fato consumado, nesta reunião, O Sindipetro-NF apresentou soluções que considera de fácil implementação e que fariam com que o desgaste dos trabalhadores fosse reduzido ao máximo, dentro das possibilidades apresentadas.

O diretor Alexandre explica que  para os embarques realizados entre 6h30 e 7h59, os passageiros poderiam realizar a testagem na noite do dia anterior. Já que existe um limite de quatro horas entre a realização do voo o que deixa como limite para transferência do voo 10h30, sendo assim possível realizar a testagem dos trabalhadores as 22h30, já que o limite de validade do antígeno é de 12 horas.

A diretoria do NF considera que a Petrobras fez um arranjo dentro do que disponibiliza de estrutura atualmente. “Não é compreensível porque a Petrobras não instalou minimamente um posto de testagem em Farol de São Tomé e outro em Imbetiba,  de forma a não alterar os horários rotineiros dos voos. Para uma empresa que distribui 106 bilhões de dividendos aos acionistas, o que é a instalação de dois postos de testagens adequados às necessidades de preservação da saúde física e mental dos trabalhadores?” – questiona a direção do NF.

Outro questionamento é em relação à estrutura disponibilizada de apenas quatro pessoas para realização da anamnese e três biombos para a testagem.  Dessa forma, o NF viu que as pessoas chegam a levar quase uma hora para a realização da testagem, que apesar de limpa, é insuficiente para fluxo adequado. Na visão do sindicato é necessária uma estrutura três vezes maior,  para que os testes levem no máximo 10 minutos para a realização, de modo a não alterar os horários rotineiros de apresentação dos trabalhadores no período pré-pandemia.

O Sindipetro-NF reforça que  melhor mesmo seria a implementação por parte da Petrobras do protocolo criado pelos Sindipetros da FUP, FNP e SINTASA, aprovado em outubro de 2020 pela FIOCRUZ, que desde aquela época já dispensava a utilização de hotéis e previa um menor desgaste para os trabalhadores.

Esse protocolo consiste em o trabalhador, no dia um do seu embarque, realizar a testagem em um laboratório ou farmácia  credenciados pela empresa nas grandes e médias cidades do país, já que hoje os laboratórios tem plena condição de realizar a testagem com resultado no mesmo dia. O que dispensaria a testagem no aeroporto e proporcionaria o retorno dos horários de apresentação para os do período anterior à pandemia. Este protocolo ainda prevê uma testagem periódica a bordo, de modo a identificar falsos negativos do primeiro teste, e a reduzir a disseminação do vírus que ainda ocorre.

Além disso, a categoria se incomoda com as medidas que não param ou não reduzem o risco de transmissão do vírus da COVID-19, que segundo estimativas vitimou na Bacia de Campos 11 petroleiros próprios e um número estimado de 25 petroleiros contratados. São estes:

• Não testagem dos demais trabalhadores envolvidos na logística de embarque ( funcionários dos hotéis, aeroportos e do transporte).
  • Falha no distanciamento dos trabalhadores, muitos são transportados em um mesmo ônibus sem ter sido testados. O que propicia contato próximo de trabalhadores negativos com outros contaminados.
  • Os trabalhadores que hoje apresentam resultado positivo não são imediatamente atendidos por um médico e direcionados ao hotel sanitário. Estes que por exemplo foram testados em Campos por volta de 2h30, são deixados sem o devido direcionamento até o início do horário comercial. Onde aí sim o processo logístico é iniciado.
  • Número insuficiente de síndicos, os síndicos não possuem horário regular de trabalho e de descanso, o que além de prejudicar a saúde desses trabalhadores, expõe a empresa a ações trabalhistas indenizatórias e multas.
  • Falha na comunicação entre o Transporte Aéreo e os síndicos dos hotéis, foi relatado pelos trabalhadores que as informações chegam muito tarde para os síndicos, muitas vezes após as 22 h.

O que o Sindipetro orienta

O NF orienta que os trabalhadores não arrisquem a sua vida e as dos demais companheiros, e que a qualquer sinal de cansaço, sigam para enfermaria e relatem os sintomas que estejam interferindo na capacidade de concentração, o que obviamente pode gerar acidentes graves.

Que todos relatem ou coloquem de forma anônima esta situação para registro e discussão nas reuniões de CIPA, sendo este um fato que cabe até mesmo uma reunião extraordinária, que pode ser chamada a critério dos cipistas eleitos.

Esse tema será discutido novamente nesta sexta feira, 1, em reunião Local de SMS e o sindicato fará as denúncias aos órgãos responsáveis, devido a inércia da empresa diante de questão de tamanha seriedade.