NF ao vivo desta semana marca o 28 de abril com debate sobre saúde e segurança no trabalho

O NF ao vivo, interação do Sindipetro-NF que acontece todas as quartas-feiras no Facebook e no Youtube, às 19h, vai receber nesta semana o ex-coordenador geral do Sindipetro-NF, Antônio Carlos Rangel, o diretor da Secretaria de Saúde da FUP, Raimundo Teles, e o coordenador do Departamento de Saúde do NF, Alexandre Vieira. O programa será dedicado ao 28 de abril, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, e vai discutir os avanços no campo da saúde do trabalhador.

Rangel integrou a comissão que investigou o acidente da P-36 e foi um dos responsáveis, na época, pela incorporação de vários direitos no Acordo Coletivo de Trabalho referentes à saúde e segurança. A  própria participação do NF na comissão foi resultado de batalhas jurídicas e de mobilização do sindicato.

Raimundo Teles e Alexandre Vieira têm experiência nos temas da saúde relacionado aos petroleiros, com participações em várias discussões sobre normas regulamentadoras. Atualmente eles estão à frente, pela FUP e pelo NF, respectivamente, das pressões para que a Petrobrás cumpra o protocolo de prevenção à covid-19 recomendado pelos sindicatos e pelo Ministério Público do Trabalho.

O 28 de Abril, instituído como um dia para lembrar as vítimas de acidentes de trabalho, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), faz referência à explosão, nesta data, em 1969, de uma mina nos Estados Unidos, que causou a morte de 78 trabalhadores. No Brasil, a data foi chamada Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho​, pela Lei nº 11.121, de 2005.