NF apoia evento que reúne capoeiristas do RJ e MG com tema sobre privatização

Cerca de 150 capoeiristas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais vão se reunir neste domingo, 31, a partir das 8h30, no Centro Escola do Esporte João Antônio de Faria, no bairro do Jóquei II, em Campos dos Goytacazes, durante o I Open Rio Minas de Capoeira. O evento tem apoio do Sindipetro-NF e traz como tema “A Capoeira dá uma rasteira na privatização”.

O evento também marca a formatura de cerca de 50 alunos, que fazem aulas três vezes por semana sob a coordenação do mestrando voluntário Gilberto Totinho, que é coordenador estadual de Formação do Movimento Negro Unificado.

Estão previstas ainda atividades culturais e de belezas para os participantes, com oficinas de turbantes e abayomi (bonecas de pano), maquilagem e manicure. Haverá estande para orientações sobre saúde da população negra, empoderamento e protagonismo feminino na capoeira.

“As atividades culturais têm como proposta uma reflexão sobre o dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia  Internacional de Luta Racial e Eliminação da Discriminação Racial, celebrado no  último dia 21”, explicou Totinho.

Formação

Outras atividades que antecedem ao evento estão sendo realizadas durante esta esta semana. Ontem, 28, foi realizado seminário integrante do planejamento para 2019 do Núcleo Campos dos Goytacazes da Mandingueiros dos Palmares, sobre privatizações, com aula ministrada pela assistente social Mannuelli Ramos e pela socióloga Jhen  Ameida.

Na programação do domingo, o Sindipetro-NF manterá estande com materiais informativos sobre previdência social, privatizações e outros temas ligados às lutas dos sindicatos e dos movimentos sociais por um mundo justo.

[Atualizada para correção às 17:35 de 29/03/19]