NF cobra ações da Petrobrás em relação a problemas com saúde e segurança em P-19, P-26 e P-48

O Sindipetro-NF enviou, na manhã de hoje, ofício às áreas de Relações Sindicais e de SMS da Petrobrás para cobrar ações da empresa em relação a denúncias recebidas pela entidade sobre problemas de geração de emergência em P-19, climatização em P-26 e fornecimento de água potável em P-48, plataformas da Bacia de Campos.

Na P-19, o sindicato alerta que recebeu denúncia de problemas de incêndio em painel da UPS (Uninterruptible Power Supply), uma fonte de alimentação de energia ininterrupta da unidade. A entidade avalia que o problema pode representar risco à segurança de todos a bordo da unidade.

Em P-26, a denúncia é de desrespeito às condições estabelecidas para climatização previstas no ítem 37.14 da NR-37 (Norma Regulamentadora), com o condicionamento de ar inoperante e ou deficiente. “O que impede o descanso adequado dos trabalhadores e consequentemente aumenta o risco de acidentes”, registra o documento.

E na P-48, “a água fornecida está em visível descumprimento das condições estabelecidas na portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021”, acerca dos “procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade”, além de contrariar o ítem 12.33 da NR-37, sobre condições de vivência a bordo.

Reivindicações imediatas

Para enfrentar os problemas, o sindicato cobrou da empresa informações que comprovem a adequada condição do sistema elétrico de emergência de P-19; a verificação das condições de climatização com acompanhamento de representante eleito da Cipa e envio de relatório da inspeção ao Sindipetro-NF, para o caso da P-26; e teste na água e interdição dos pontos de fornecimento, com consequente desembarque, para o caso da P-48, entre outros pontos.

Confira a íntegra do ofício:

Ofício 023 - 2023