NF convoca Assembléias na luta contra 10º Leilão de blocos de petróleo da ANP

O Sindipetro-NF convoca assembléias a partir de hoje para avaliar o indicativo de realização de mobilização, no próximo dia 16, contra a realização do 10º Leilão de Blocos de Exploração de Petróleo, marcado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) para o dia 18.

O sindicato indica a paralisação de PTs (Permissão de Trabalho) e serviços de rotina durante todo o dia 16 nas bases operacionais, e de concentração dos trabalhadores das bases administrativas, no Portão da Praia Campista, com assinaturas no abaixo-assinado por um novo marco regulatório para o setor petróleo.

As assembléias nas plataformas seguem até o domingo, 14, com retorno das atas até às 12h da segunda, 15. Confira no calendário ao lado as datas de assembléias em outras bases.
Também no dia 16, o movimento sindical petroleiro vai realizar um grande ato público na Candelária, no Rio, com participação da FUP, da CUT, do MST, e da UNE, além de vários outras entidades dos movimentos sociais.

“O ato público contra a 10ª Rodada e em defesa da soberania nacional reafirmará para a sociedade a urgência de uma nova legislação para regular o setor petróleo. A FUP pretende reunir centenas de manifestantes na Candelária, a exemplo dos atos realizados anteriormente pela categoria petroleira”, informa a Federação.

Nos sites da FUP (www.fup.org.br) e do NF (www.sindipetronf.org.br) há vários textos que fundamentam a posição dos petroleiros em relação aos leilões da ANP. Para a categoria, o patrimônio brasileiro não pode ser entregue, como tem ocorrido desde os anos FHC, e, especialmente neste momento de vulnerabilidade internacional, o petróleo se afirma como setor estratégico para o país.

Além da mobilização do dia 16, a FUP e seus sindicatos estão ingressando na Justiça com Ações Civis Públicas, cobrando a suspensão da 10ª Rodada de Licitações da ANP.

Calendário das Assembléias

Local   Data  Horário

Praia Campista  16/12  7h30
Cabiúnas
Adm + Grupo D      16/12  8h
Grupo C   16/12  16h

Plataformas:
De sexta, 12, a domingo, 14, com retorno de atas até às 12h de segunda, 15.

Indicativos:

Plataformas e Cabiúnas
Paralização de PTs e serviços de rotina durante 24 horas do dia 16-12-2008, contra o 10º Leilão da ANP, marcado para 18-12-2008, com os seguintes procedimentos:
– Não planejar, não emitir, não liberar, não requisitar e não acompanhar PT’s,
– não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos,
– paralisação de serviços rotineiros e não essenciais  a segurança e habitabilidade mesmo que não necessitem de PT´s
– formar uma comissão de mobilização em cada unidade
– suspender as PTs de CIPA
– não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
– transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.

Administrativo
Concentração dos trabalhadores das bases administrativas com atraso e coleta de assinaturas para o novo marco regulatório.

Imprensa do NF – 12/12/2008