NF e FUP cobram da Petrobrás pagamento correto da hora extra da troca de turno

O Sindipetro-NF tem recebido denúncias de que a Hora Extra da Troca de Turno (HETT) não está sendo devidamente paga aos petroleiros e petroleiras, em descumprimento de acordo histórico entre os sindicatos e a empresa para garantir uma passagem segura e evitar acidentes. Um dos casos recentes de descumprimento acontece na plataforma P-62.

Em e-mail aos trabalhadores, o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, dá vários esclarecimentos sobre o tema, reafirmando a atuação do sindicato e da FUP na cobrança do pagamento e destacando que, neste período de mudanças na Petrobrás, alguns gestores e algumas práticas bolsonaristas ainda fazem parte do RH da companhia.

Confira abaixo os esclarecimentos do coordenador Tezeu Bezerra sobre pagamento das HETT:

1 – Acabamos de iniciar uma mudança no país desde primeiro de janeiro e essa herança maldita (junto com outros assuntos) deverá ser desfeita, porém infelizmente as mudanças na empresa não estão sendo da forma célere que todos nós gostaríamos que fossem e, em consequência disso, as mudanças no RH e na gestão de uma forma geral ainda não foram feitas. Como a atual gestão não tem franqueza/ética no debate, nenhum argumento que colocássemos seria o suficiente para os convencer que uma média seria o ideal.

2 – A empresa estruturou toda a área de RH para não pagar a HE, logo só seria justificável pagar HETT para essa gestão que ainda está na nossa empresa em caso de descontrole operacional, então o que eles fizeram em janeiro de 2020 foi estabelecer em uma política de RH que não deveria ser paga HETT em caso rotineiro.

3 – A HETT começou a ser paga na Petrobrás com a tragédia da P-36 e sabemos que para alguns isso não é o suficiente para se justificar uma passagem de serviço de 20 minutos.

4 – Os 20 minutos não caíram do céu, tiveram vários acidentes, foi feito greve e negociação para se chegar nessa média, onde todos nós que fazemos jus ao pagamento dessa HE sabemos que em alguns dias se precisa de mais tempo e em outros de menos tempo e por isso era pago um tempo médio, assim ficaria mais fácil a gestão e todos tínhamos tranquilidade para fazer da melhor forma, com segurança e recebendo um valor justo de HETT e em conformidade com as leis.

5 – Esse ponto é um dos pontos prioritários para nós da FUP resolvermos com um novo RH, que deve assumir nas próximas semanas, porém teremos que esperar esses próximos meses para resolver. Iremos tentar negociar um retroativo, pois sabemos que a nossa galera trabalhou, mesmo não recebendo o HETT, pois diferente da atual gestão, para nós segurança é sim um valor.

O Sindipetro-NF manterá o assunto em pauta nas cobranças à empresa e solicita aos trabalhadores que continuem a enviar denúncias sobre este e outros direitos não cumpridos por gestores para [email protected], em em contato direto pelos celulares dos diretores e diretoras.