NF e FUP participam de encontro sobre Saúde do Trabalhador na Fiocruz

O Sindipetro-NF e a FUP participaram, ontem, 17, do primeiro Encontro Integrativo do Cesteh (Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) em 2024. O Centro faz parte da estrutura da Fiocruz.

Houve palestra com o tema “Exposição ao Amianto: novos e velhos desafios”, com os pesquisadores do Cesteh Eliana Felix, Francisco Pedra e Patrícia Canto, com moderação da vice coordenadora de pesquisa, Liliane Teixeira.

O diretor da FUP, Raimundo Teles, e o diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, ambos com atuação nas áreas de saúde das respectivas entidades, participaram do evento. O primeiro presencialmente, o segundo de forma remota.

Para o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, o tema da exposição ao amianto continua importante mesmo em setores industriais onde o seu uso foi abolido.

Ele explica, por exemplo, que nos processos da indústria do petróleo o amianto não é mais utilizado, mas ainda pode haver a sua presença em instalações antigas da Petrobrás, muitas vezes sequer percebida pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras.

O sindicalista destaca ainda que a entidade dará ênfase nos próximos dias à divulgação de iniciativas que promovam a saúde do trabalhador, como parte das atividades do 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2003.

Para Raimundo Teles, a presença no evento é mais um exemplo da contribuição petroleira nos fóruns que debate a saúde do trabalhador, promovendo acúmulo de conhecimento e auxiliando na construção de políticas públicas, de normas e de leis de proteção.

“A categoria petroleira trouxe para esse fórum a presença de temas sobre a Saúde do Trabalhador no nosso Acordo Coletivo, a exemplo da cláusula 87, que trata do jateamento nas unidades operacionais. Estamos ocupando todos os fóruns que fazem a discussão em relação à saúde para que possamos de fato melhorar a nossa participação na discussão e na proteção dos interesses dos trabalhadores”, afirma Teles, em vídeo (abaixo) divulgado durante o evento.