NF embarca para reuniões de Cipa de P-54, P-47, PRA-1, P-62 e P-52

O Sindipetro-NF participa, desta sexta, 10, até a próxima quarta, 15, de reuniões de Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) a bordo de seis plataformas da região. O diretor sindicato Luiz Carlos Mendonça (Meio Quilo) embarcou hoje para representar a entidade na sequência de atividades.

A primeira reunião será a da Cipa da plataforma P-40 (dia 10), seguida de P-54 (dia 11), P-47 (dia 12), PRA-1 (dia 13), P-62 (dia 14) e P-52 (dia 15).

O embarque de representantes sindicais para acompanhar reuniões de Cipa a bordo de plataformas é uma conquista histórica das lutas do Sindipetro-NF e demais sindicatos petroleiros por mais segurança no trabalho.

A garantia está prevista nos acordos coletivos da categoria e na Norma Regulamentadora número 37 (NR-37) — que prevê, inclusive, o direito de embarcar no dia anterior ao da reunião, sendo necessária a devida justificativa da empresa nos casos em que isso não for possível.

O sindicato avalia que a atuação das Cipas é uma ferramenta importante entre as ações de prevenção de acidentes. A entidade estimula tanto a atuação vigorosa das comissões quanto, nos processos eleitorais, as candidaturas de petroleiros e petroleiras que sejam comprometidos com a visão dos trabalhadores sobre os temas da segurança.