NF faz doação de alimentos, materiais de higiene e roupas à Casa Benta Pereira

O Sindipetro-NF realizou hoje a doação de alimentos orgânicos, materiais de higiene e roupas para a Casa Benta Pereira, em Campos dos Goytacazes, que acolhe mulheres que são vítimas de violência doméstica. A atividade fez parte do conjunto de ações do sindicato durante o mês da mulher.

De acordo com a diretora sindical Bárbara Bezerra, a Casa Benta Pereira têm grande importância no trabalho de acolhimento das mulheres e, muitas vezes, dos seus filhos. Em todo o estado do Rio de Janeiro há apenas três casas semelhantes, duas delas próximas à capital, o que faz com que a de Campos atenda a demandas de todo o Norte Fluminense.

Os alimentos orgânicos doados à Casa são fruto de parceria entre o sindicato e o MST. Os produtos têm origem nos assentamentos Dandara, em Campos, e Osvaldo de Oliveira, em Macaé. Além de contribuir com a atuação da casa de acolhimento, o sindicato procurou estimular o escoamento da produção agroecológica na região.

O Sindipetro-NF também adquiriu, do Coletivo de Mulheres do MST, os produtos que integram um kit fitoterápico que está chegando às casas das filiadas à entidade, como lembrança e homenagem pela passagem do Dia da Mulher.

“Procuramos conciliar a homenagem às nossas petroleiras filiadas com o atendimento a mulheres em condições difíceis, especialmente nesta pandemia, e com necessidades de escoamento do MST”, explica Bárbara.

Dia Laranja

A visita do Sindipetro-NF à Casa Benta Pereira para levar as doações, neste dia 25, também faz alusão ao dia do mês escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para que seja chamada a atenção para a violência contra as mulheres. O Dia Laranja é um estímulo para que organizações da sociedade desenvolvam ações mensais de conscientização da sociedade sobre o tema.

[Vídeo e foto: Luciana Fonseca / Imprensa do NF]