NF marca o mês da Consciência Negra através de eventos em parceria com organizações tradicionais de Macaé

O Sindipetro-NF vai marcar o mês da Consciência Negra, neste ano, através de eventos em parceria com organizações tradicionais em Macaé. No dia 19, apoia o I Festival de Sabores Quilombola que acontecerá a partir das 13h,na Lyra dos Conspiradores. A atividade é organizada pelo Bloco Cultural Panelada de Crioula, que completa 15 anos de fundação.

No dia serão servidas Feijoada, vaca atolada, Pela égua, Bobó de camarão e angu de crioula. Haverá exposição artesanato, arte e roda de samba com os grupos Só samba, Quilombo, Jo Wilme e Maurício do Pandeiro.

A Lyra dos Conspiradores fica na Rua do Sacramento, 63 no Centro de Macaé. Toda arrecadação será revertida para a Sociedade Musical Beneficente.

Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, a atividade será em parceria com o Mestre Dengo, no espaço Raízes de Aruanda, em Macaé, das 13h às 22h. Apresentações de capoeira, jongo, maculelê, black music, grupo Só Samba, DJ Souza e Sávio farão parte da programação.

A Associação de Capoeira Raízes de Aruanda tem uma grande participação na cena cultural do município, seu líder é Manoel da Cruz Vieira (o mestre Dengo), que completou 50 anos de capoeira em 2022.

As comemorações do Dia da Consciência Negra são tradicionais para o Sindipetro-NF. A diretoria entende que a cultura é uma arma essencial para combater o racismo e todas as demais formas de opressão por isso promove, incentiva e apoia a cultura nas cidades onde tem sede.

Dia 19
I Festival de Sabores Quilombola