NF parabeniza petroleiros mobilizados pela segurança

Aos Companheiros da Bacia de Campos

NF parabeniza petroleiros

mobilizados pela segurança

O Sindipetro-NF parabeniza os petroleiros das plataformas P-19, P-31, P-37, P-53, P-54, P-56 e P-65, na Bacia de Campos, que realizaram assembleias e aderiram ao indicativo de realização, ontem, de mobilização de parada de emissão de Permissão de Trabalho (PT). A categoria protestou em todo o País contra a insegurança no trabalho, manifestando luto e solidariedade após mais uma tragédia no setor petróleo, ocorrida no último dia 11, no Espírito Santo.

Representante dos petroleiros em uma região que já vivenciou tragédias como as de Enchova e a da P-36, a entidade tem uma longa trajetória de priorização do tema da segurança em suas atividades. A filosofia do sindicato é a de que a luta por questões salariais é legítima e constante, mas ela não é suficiente em um cenário aonde as condições de trabalho expõem a categoria a elevados riscos de adoecimentos, mutilações e mortes.

Ao mesmo tempo em que parabeniza os petroleiros mobilizados ontem, o Sindipetro-NF chama à reflexão os petroleiros que não aderiram ao protesto. É inevitável e frustrante constatar que assembleias de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), por exemplo, ainda são capazes de reunir um número muito maior de trabalhadores, o que faz pensar sobre a ainda precária conscientização acerca da importância do tema da segurança, quando comparado a assuntos econômicos.

O sindicato vem construindo há vários anos a disposição da categoria para a realização de uma grande greve em razão da segurança. E a cada acidente com mortes, a reação imediata deveria ser a de cruzar os braços em protesto. O amadurecimento para que se implemente tal prática, no entanto, ainda está por ser desenvolvido.

Tudo isso só torna ainda mais valorosa a participação de cada um dos petroleiros que aderiram ao protesto de ontem, na Bacia de Campos e em todo o País. Cada um destes homens e mulheres são multiplicadores da consciência de que a luta pela vida deve ser a prioridade absoluta.

Saudações sindicais,

Diretoria Colegiada do Sindipetro-NF