NF solicita informações da categoria para subsidiar auditorias do Spie

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Sindipetro-NF participa, nas duas próximas semanas, de auditorias do Spie (Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos) em unidades da Petrobrás na região. Entre os dias 22 e 26, a inspeção será na UN-BC, e de 29 a 3 de dezembro, a inspeção acontece na UN-ES. A entidade solicita que os petroleiros e petroleiras enviem sugestões ou denúncias para contribuir na atividade dos auditores.

A Petrobras vem sofrendo ataques à sua estrutura e segurança e a atividades de inspeção, manutenção e operação não são uma exceção. A Manutenção vem sendo terceirizada, a Operação sofre com redução de efetivo e a Inspeção teve profissionais deslocados para a gerência de obras e reparos. O que pode não estar compatível com Anexo II alínea a) da NR-13, que determina dedicação exclusiva dos TIE (Técnico de Inspeção de Equipamentos) a atividades de inspeção,avaliação de integridade e vida residual.

“A auditoria visa à gestão da integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão e tubulações nos termos da NR-13, em aspectos relacionados à instalação, operação e manutenção com foco na segurança e saúde do trabalhador e no meio ambiente. Conforme critérios da portaria Inmetro 582 e 537 de 2015 bem como seus documentos complementares”, explica o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.

A verificação da conformidade possui como base mínima a Lista de Verificação para Auditoria de Spie, constante do Anexo A da portaria Inmetro 582 — com um total de 62 itens a serem verificados.

“Algumas questões que podem impactar a segurança já têm chamado nossa atenção, como a Transferência de TIE (Técnicos de Inspeção de Equipamentos) com redução de efetivo, embarques extraordinários, atrasos nos planos de inspeção, acidentes ou vazamentos, a não indicação em reunião da Cipa precedente à auditoria, do cipista a ser entrevistado (conforme item 6.1.5.2 da portaria Inmetro 582). E outros como o acompanhamento de recomendações de inspeção, treinamento e certificação do quadro de pessoal e indicadores de desempenho”, adverte Vieira.

Contudo para que a auditoria possa verificar estes pontos, o sindicato precisa de informações mais detalhadas. E os trabalhadores são fundamentais para que essas informações cheguem às equipes auditoras. Portanto solicitamos que os trabalhadores enviem suas denúncias para o email ([email protected]) ou Whatsapp (22-981231882) do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF. A identidade dos trabalhadores será preservada.

Exemplos de informações importantes

Denunciem se:

Estão exercendo atividades que não inspeção,avaliação de integridade e vida residual. Conforme especificado no Anexo II alínea a) da NR-13.

Especifique:
Unidade/Gerência
Especifique o desvio de função

Contratação de mão de obra ou serviços deve restringir-se às situações de pico de serviços ou serviços especializados. São exemplos de serviços que podem ser contratados:

Especifique:
Unidade
Equipamento
RI
Data

Acidentes, problemas de integridade ou vazamentos

Especifique:
Unidade
Equipamento
RI
Data

 

Portaria Inmetro:

portaria-inmetro-582-2015-rac-spie