No dia 13 de março, petroleiros se reúnem no Rio de Janeiro em defesa da Petros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No próximo dia 13 de março, quarta-feira, acontece, a partir das 11h, em frente ao Edifício Senado (Edisen), no centro do Rio de Janeiro, o 3° Ato Unificado em Defesa dos Participantes da Petros, com o objetivo de pressionar a Petrobrás a pagar as suas dívidas com o fundo de pensão.

A manifestação é convocada pelo Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes da Petros, que é composto pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe) e Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros (Ambep).

O 3° ato em defesa dos participantes da Petros acontece num momento estratégico e requer adesão máxima das bases da categoria petroleira, porque, atualmente, está em curso o GT PPE – Petrobras, Petros e Entidades Representativas para tratar de uma solução definitiva aos equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobras (PPSPs), que há anos comprometem severamente os contracheques dos petroleiros aposentados e demais beneficiários.

De acordo com coordenador do Departamento de Aposentados, Antônio Alves, o Tonhão, a categoria reivindica ainda maior participação dos trabalhadores na gestão da Petros, sobretudo o direito de eleger diretores, como ocorre em outros fundos privados de pensão e previdência, tomando por base o acordo realizado na 18ª vara do Rio de Janeiro, em 2007, que garante um diretor de seguridade e um diretor administrativo eleito pelos empregados.

 

Caravana

 

O Sindipetro-NF vai disponibilizar transporte para levar os trabalhadores e trabalhadoras de Macaé e Campos para o ato. Para participar, basta se inscrever enviando nome completo para o Whatsapp (22) 9.8178-0079 com a Ivana em Campos e Ezequiel em Macaé pelo número: (22) 9.9996-8096. Os ônibus sairão da sede do Sindicato em Macaé, na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro, às 6h passando por Rio das Ostras e de Campos, na Av. 28 de Março, 485, Centro, saindo às 5h.

 

Informações

 

Quando: 13.03 (quarta-feira)

Horário: Concentração a partir das 11h

Onde: Edifício Senado – Av. Henrique Valadares, 28 – Centro, Rio de Janeiro