“No futuro vai ser inevitável”, afirma secretário geral da FNP sobre possibilidade de unificação com a FUP

Em resposta ao coordenador geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros), Deyvid Bacelar, que na edição 49 do programa NF ao vivo, veiculado em 6 de setembro passado, defendeu a unificação das duas federações, o secretário geral da FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), Adaedson Costa, mostrou-se nesta semana, também no programa, favorável à ideia.

Além de Costa, a edição da última quarta-feira reuniu a diretora do Sindipetro-NF, Bárbara Bezerra, que ocupa ainda a suplência na diretoria da FUP; o diretor do Sindipetro-RJ, Mateus Ribeiro, que também é diretor da FNP; e o diretor do Sindipetro-NF, Guilherme Cordeiro.

Diálogo entre federações

Bacelar havia afirmado: “O sonho nosso em 2026, quando passarmos esse bastão para um novo coordenador, uma nova coordenadora, que tenhamos uma única federação representando a categoria petroleira. Qual o nome ela vai ter? Não importa. Se é “FUNP”, Federação Única Nacional Petroleira, ou qualquer outro nome. O que importa é que tenhamos de fato essa unidade na prática”, como mostra abaixo o corte do programa.

No programa veiculado nesta semana (edição 57), Adaedson Costa atendeu ao pedido do jornalista Vitor Menezes e comentou o corte de Deyvid. Ele afirmou que a unificação tem sido algo debatido desde 2015 e que, antes mesmo, quando entrou para o movimento sindical, já defendia a ideia.

O sindicalista, que é diretor Sindipetro-LP (Litoral Paulista), afirmou que um primeiro passo foi dado com a realização de um congresso unificado com Sindipetros de São Paulo (incluindo o Sindipetro-Unificado de São Paulo, filiado à FUP) e outros vieram com um diálogo permanente entre as federações.

“Vejo que no futuro vai ser inevitável essa unificação. Como ela vai se dar também não sei. Também não sei se isso acontecerá até 2026. Porque quando o desafio de governo era único, que a gente estava unido contra o governo Bolsonaro, até via isso com mais facilidade, mas continuamos trabalhando para que isso ocorra”, afirmou Adaedson (a partir de 1:00:00 do vídeo abaixo, que traz a íntegra da edição).

Atuação unificada

Recentemente, os Sindipetros-NF, RJ, ES e LP atuaram juntos nas negociações com a Petrobrás e na mobilização da categoria para enfrentar os problemas do Caos Aéreo — atrasos e transferências de voos frequentes que causavam grande impacto para as categorias das bases das quatro entidades (relembre no NF ao vivo número 25).

Nesta Campanha Reivindicatória, as federações também têm mantido ações comuns nas negociações e nos indicativos à categoria. Entre os dias 27 de outubro e 01 de novembro, ambas realizaram, em suas bases, um calendário unificado de mobilizações.