“Nós não vamos manter o preço dolarizado dos combustíveis”, diz Lula sobre PPI e Petrobrás

Da Imprensa da FUP – “Eu não posso enriquecer o acionista americano e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e pagar mais caro por conta do preço da gasolina”, disse Lula, nesta quinta-feira, 03, em entrevista a Rede de Rádios do Paraná.

Em uma ampla defesa da Petrobrás, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, se eleito, vai acabar com o Preço de Paridade de Importação (PPI), política adotada pela estatal a partir do governo Michel Temer (MDB), o que fez o preço dos combustíveis disparar.

“Eu vou dizer para o povo desse Brasil inteiro: nós não vamos manter o preço dolarizado [dos combustíveis]“, disse em entrevista à RDR – Rede de Rádios do Paraná.

Lula lembrou que cerca de 40% da inflação é causada por áreas que o governo, se fosse soberano, poderia regular. Mas, Bolsonaro prefere desmontar a infraestrutra elétrica e a indústria de óleo e gás e deixar a conta de luz nas alturas e dolarizar o preço dos combustíveis.

“Não é posssível que este país não goste de si, que a gente não tenha um governo que não goste do Brasil. Ele fala pátria amada para quem? Não é para o povo brasileiro. Porque do trabalhador de fábrica até o motorista de aplicativo e o caminhoneiro, o povo está abandonado”, denunciou Lula, explicando de forma didática como a alta dos preços dos combustíveis e de produtos e serviços controlados pelo governo impacta na mesa e na vida dos brasileiros.

O PPI, que desde o início vem sendo combatido e denunciado pela FUP e seus sindicatos, não só foi mantido, como intensificado pelo governo Bolsonaro. Segundo levantamento do Dieese/FUP, entre janeiro de 2019 e janeiro de 2022, a gestão da Petrobras aumentou em 116% a gasolina nas refinarias; em 95,5%, o diesel e em 100,1% o GLP (gás de cozinha). A inflação acumulada nesses três anos de governo Bolsonaro foi de 20%, segundo o IPCA, enquanto o salário mínimo foi reajustado em 21,4% no mesmo período.

Líder nas pesquisas de intenção de votos, Lula ressaltou o caráter social de uma empresa estatal. “Eu acho que os acionistas de Nova York, os acionistas do Brasil têm o direito de receber dividendos quando a Petrobrás der lucro. Mas é importante que a gente saiba que a Petrobrás tem que cuidar do povo brasileiro“, disse.

[Com informações do PT e da Revista Forum]