O sindicato reivindicou aos RH´s devolução dos dias descontados dos trabalhadores que recusaram ao embarque nos voos com o Super Puma L2

Durante a reunião realizada na terça,3 os diretores do NF reivindicaram que sejam devolvidos os valores descontados pela recusa ao embarque no SuperPuma L2. Foi esclarecido aos RH´s que não houve falta ao trabalho, somente a rejeição ao embarque com o modelo SuperPuma L2 utilizando o direito de recusa previsto no ACT. O motivo foi o histórico da aeronave amplamente conhecido.

Além disso, a diretriz de número 8 da política de SMS da própria Petrobrás preconiza que a empresa sempre procurará conscientizar o trabalhador através de processos educativos. Se a empresa está convencida da segurança daquela operação, a forma correta de reagir à recusa é com o convencimento do empregado através da informação e não pelo viés da punição. Os diretores do sindicato sempre procuram acompanhar os embarques das trocas de turma das plataformas e constatou que esse processo de convencimento foi substituído por descontos de dia e não fornecimento de hospedagem.

Os RH´s disseram que vão analisar e responder ao sindicato na próxima reunião.