O superávit da Previ e as conquistas na Petros

Da Imprensa da FUP

A implementação da repactuação do Plano Petros e a abertura do Plano Petros 2 consolidam uma trajetória de lutas e conquistas da FUP pelo fortalecimento do sistema de previdência complementar da categoria petroleira. O novo plano conquistado pelos trabalhadores consolidará a Petros como o segundo maior fundo de pensão do país, tanto em termos de patrimônio, quanto em número de participantes.

A Previ, que ocupa a primeira posição na relação dos maiores fundos brasileiros de previdência complementar, colhe hoje os frutos dos acordos conquistados pelos bancários do Banco do Brasil. Utilizando o superávit de R$ 36 bilhões obtido pelo Plano 1, os participantes e assistidos acabaram de aprovar a suspensão por um ano das contribuições e receberão de volta todos os descontos feitos em 2007 para o plano.

Além disso, o acordo de utilização do superávit garantirá aos participantes do Plano 1 aumento no teto do benefício, aposentadoria antecipada aos 45 anos para as mulheres, benefício adicional para quem contribuiu por mais de 30 anos, aumento do teto do benefício, entre outras conquistas.

A Previ vem registrando sucessivos superávits desde o fechamento e saldamento do Plano 1, onde a categoria aprovou em 1997 a desvinculação do reajuste dos aposentados e pensionistas da tabela salarial da ativa, com a implantação de um indexador econômico. Dois anos depois, em 1999, o Banco do Brasil implantou o Plano 2 (Previ Futuro), consolidando o processo de negociação com os representantes dos participantes da Previ.

As negociações conduzidas pelos dirigentes sindicais dos bancários sofreram na época grande resistência de parte da categoria, principalmente das associações de aposentados, cuja maioria agora reconhece as conquistas obtidas.

Os petroleiros vivem um processo semelhante com o saneamento do Plano Petros, garantido pela repactuação de 73% dos participantes e assistidos, e a aprovação do Plano Petros 2. Apesar das mentiras e terrorismos das associações de aposentados, que junto com a Aepet e as direções dos sindicatos dissidentes, tentaram impedir as conquistas obtidas pela FUP, a categoria petroleira acreditou na luta e no processo transparente e democrático de negociação, que resultou na solução das principais pendências da Petros.

Assim como ocorreu na Previ, o Plano Petros, após a repactuação, ficará em breve superavitário e o Plano Petros 2 reúne todas as condições de tornar-se um dos maiores planos de previdência do país. Assim como está ocorrendo na Previ, vamos também colher os frutos dessas conquistas, que serão determinantes para o futuro dos petroleiros.