P-26: trabalhadores estão sem ar condicionado e sem poder desembarcar

O Sindipetro-NF recebeu nesta segunda, 28, duas denúncias da Plataforma P-26. A primeira é relacionada a uma pane do sistema de ar condicionado, da área dos camarotes. Essa situação impacta diretamente a habilidade dos trabalhadores da unidade, devido a exposição ao calor.

O Sindicato, com base no anexo 2 da NR-30 em vigor, e a recém aprovada NR-37, que trata da habitabilidade das plataformas, questiona a necessidade de desembarque dos trabalhadores e trabalhadoras abordo, ou a resolução imediata do problema.

A segunda denúncia está relacionado ao embarque e desembarque da força de trabalho. Por conta de uma operação de desconexão de linhas, realizada com apoio de barco muito próximo à unidade,  o pouso e decolagem de aeronaves está sendo impedido. Segundo informações da categoria, as trocas de turma estão sendo atrasadas fazendo com que alguns trabalhadores permaneçam embarcados mesmo após o período de trabalho.

Nos dois casos, o Sindipetro-NF orienta que os trabalhadores se organizem e façam uma reunião extraordinária de Cipa para tratar do tema e, em paralelo o sindicato irá cobrar esclarecimentos à Petrobrás.