P-32 apresenta problemas de habitabilidade a bordo e comunicação

O Sindipetro-NF recebeu mais denúncias de problemas de habitabilidade e vivência a bordo na P-32. A academia está com um vazamento no teto, relatado em Ata de Cipa desde 01 de maio de 2018. Quando chove o local precisa ser interditado, e por consequência da chuva três esteiras ergométricas e equipamentos foram danificados. Agora os trabalhadores só tem uma esteira para se exercitar na folga.

Além do problema da academia, a churrasqueira está com problemas e por isso não está tendo churrasco de confraternização para os embarcados. Vale lembrar que os trabalhadores de plataforma vivem num ambiente confinado, distante de suas casas e sem opções de lazer em sua folga.

Comunicação

A comunicação também está sendo afetada pelo descaso da gestão. A internet para trabalho é muito lenta, além de travar a navegação e a internet recreativa é “quase parando”. O telefone é só para uso de trabalhadores próprios, os contratados só tem acesso se comprarem ou trouxerem cartão. Nesse caso, a denúncia está mais para descriminação do que só descaso.

Essa é a segunda denúncia sobre ambiente a bordo que o Sindipetro-NF faz em menos de uma semana. No dia 13 denunciamos que P-32 estava há cerca de 12 dias com sérios problemas no aquecimento de água para o banho.

O diretor do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, alerta que “com essa vivência precária a bordo temos um estado mental ruim, que propicia uma maior probabilidade de acidentes. Por isso o anexo II da NR-30 possui algumas indicações para as condições de vivência a bordo que precisam ser cumpridas”

Segundo Vieira, o sindicato já fez contato com a empresa a respeito desses problemas, mas foi ignorado, o que demonstra a importância que a Petrobrás dá para a qualidade de vida de quem trabalha para a empresa. O Sindicato vai encaminhar denúncia aos órgão competentes.

O que  diz o Anexo 2 da NR-30 10. DAS CONDIÇÕES DE VIVÊNCIA À BORDO

10.5.6.1 Nas plataformas devem existir meios e instalações para proporcionar condições de bem-estar aos trabalhadores a bordo, podendo, sempre que compatível com as características técnicas e operacionais, incluírem-se:

-academia de ginástica dotada de aparelhos para exercícios físicos;

-sala de projeção de filmes e vídeos com sortimento adequado, variado e renovado a intervalos regulares;

-sala de música e televisão para recepção de programas de TV e rádio, incluindo aparatos para jogos de mesa;

-sala de leitura contendo uma biblioteca com obras de caráter profissional e de outra índole, em quantidade suficiente e cujo conteúdo deve ser renovado a intervalos razoáveis;

-quadra polivalente para a prática de desportos;

-piscina para natação e relaxamento ;

-sauna para relaxamento; e

-sala de internet recreativa com acesso privado a correio eletrônico.

10.5.6.2 Nas plataformas deve existir cabine telefônica para comunicação entre a plataforma e terra, salvo impossibilidade técnica, e com preços razoáveis e factíveis para os trabalhadores a bordo.