P-43 passa por maquiagem antes de auditoria e mantém problemas crônicos

Petroleiros e petroleiras da plataforma P-43, na Bacia de Campos, denunciam que a unidade continua sem resolver problemas crônicos que expõem a categoria a assédios, falta de acesso a direitos, insegurança no trabalho e habitabilidade precária. Os casos têm sido denunciados  pelo Sindipetro-NF e, mesmo passando por auditoria interna no último dia 15, a plataforma continua com irregularidades.

Os trabalhadores relatam que houve uma grande maquiagem a bordo antes da auditoria. “Em 15/05/2023 recebemos a comitiva de auditoria, gostaríamos de evidenciar que nos dias que antecederam o início da auditoria foi iniciada uma campanha para mudar as condições da unidade, escadas e passarelas foram interditadas, sistemas que operavam com vazamento constante foram parados, a hotelaria começou a higienizar as áreas coletivas retirando grande volume de lixo da unidade, a limpeza industrial que quase nunca está disponível começou a ser liberada constantemente”, informa a categoria.

O relato adiciona ainda que “banheiros coletivos abandonados começaram a ser higienizados com frequência, foi feita dedetização do refeitório e pontos de lanche na madrugada que antecedeu a chegada da comitiva, eliminando temporariamente as moscas e baratas que se apresentam diariamente, o refeitório foi todo higienizado melhorando significativamente sua aparência”.

No entanto, depois da auditoria, “a higienização dos quartos continua precária, mais de 10 dias sem troca de toalha, lavagem dos banheiros, retirada de lixo do sanitário, e a lavanderia não está funcionando em sua normalidade deixando quem não tem mais de 2 uniformes em alguns momentos sem uniforme limpo”.

O coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, afirma que “não pode ter um comportamento só porque tem auditoria, porque está reclamando. A Petrobrás tem capacidade de não precisar ficar fingindo as coisas. Vamos continuar questionando, esse tipo de coisa não pode acontecer”.

A entidade manterá a vigilância sobre a situação da unidade, assim como de outras que apresentem problemas de habitabilidade e segurança. Em contato com as gerências geral e do ativo, o sindicato obteve o compromisso de realização de um embarque de diretores da entidade na P-43 para verificação das denúncias dos trabalhadores.

O sindicato reforça que é muito importante manter esse fluxo de relatos sobre as condições de trabalho para [email protected]. É garantido o sigilo sobre a identidade dos denunciantes.

Confira abaixo documento que registra as denúncias dos trabalhadores:

Manifesto P43