Pane em SuperPuma L2 da BHS provoca recusa ao embarque de 22 trabalhadores no Aeroporto de Macaé.

Segundo relato de trabalhadores na manhã deste sábado, 24 uma aeronave SuperPuma L2 apresentou uma pane e foi substituída. Em seguida, após reparo e testes, a mesma aeronave foi escalada para fazer o vôo de troca de turma de Pampo, atrasado desde a sexta, 23. Os 22 passageiros do voo usaram o direito de recusa e não estão embarcando na aeronave. A Petrobrás está re-programando a aeronave a cada recusa e usando ameaças de desconto do dia como forma de pressão sobre os petroleiros. O direito de recusa está previsto na cláusula 109 do acordo coletivo quando o trabalhador avalia que há risco na operação, neste caso, voar em condições de risco.

Para o sindicato é alarmante a situação do transporte aéreo para as plataformas, os vários incidentes demonstram isso quase diariamente. Na segunda, 26, o sindicato vai protocolar um documento em que responsabiliza e cobra providências da Presidência da Petrobrás pela insegurança nos vôos.