Petrobrás aceita antecipar em setembro a reposição da inflação e propõe o IPCA

Em resposta à reivindicação da FUP de adiantamento da reposição da inflação, a Petrobrás enviou na tarde desta sexta-feira, 29, sua proposta de antecipar na folha de pagamento de setembro o IPCA acumulado nos últimos 12 meses. O reajuste será retroativo a primeiro de setembro e incidirá também sobre a RMNR, auxílio almoço, gratificação do adicional de Campo Terrestre, adicional do Estado do Amazonas, além da tabela da AMS.

O IPCA acumulado entre setembro de 2013 e agosto de 2014 será divulgado pelo IBGE no dia 05. Os petroleiros reivindicam a reposição da inflação pelo ICV/Dieese (cuja estimativa é de 6,87%) e 5,5% de aumento real. A pauta salarial da categoria foi apresentada à Petrobrás e subsidiárias no último dia 27. Este ano, a campanha reivindicatória trata somente do reajuste salarial.

A Petrobrás estabeleceu prazo até o dia 11 de setembro para que os sindicatos assinem o Termo de Compromisso referente à antecipação da reposição da inflação, garantindo, assim, o pagamento no dia 25 de setembro. A FUP cobrou da empresa que apresente o quanto antes o calendário de reuniões para dar continuidade às negociações.

Direção Colegiada da FUP