Petrobrás se compromete a formalizar conjunto de ações para resolver problemas na alimentação

Em reunião na tarde de ontem, com a EOR (Estrutura Organizacional de Resposta), que articula diferentes gerências da Petrobrás para tratar da questão dos problemas na alimentação nas plataformas, o Sindipetro-NF obteve a garantia de que um conjunto de ações será apresentada formalmente à categoria — por meio de documento ao sindicato e informe interno aos trabalhadores.

“A Petrobrás informou as ações que está colocando e nós solicitamos que ela formalizasse estas ações enviando para o sindicato e em informe interno os trabalhadores. Na segunda ficaram de apresentar as métricas que estão utilizando para avaliar os serviço a bordo”, informa Alexandre Vieira, coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF.

Além de Vieira, representaram o sindicato na reunião com a EOR a diretora Bárbara Bezerra e o diretor Marcelo Nunes.

As reuniões entre o sindicato e a estrutura da empresa fazem parte das ações para resolver os casos graves de precariedade na alimentação a bordo. Em reunião anterior, o sindicalista havia registrado a  grande indignação da categoria petroleira em relação ao modo como tem sido tratada em questões de hotelaria e alimentação.

O caso mais recente, que está entre os mais graves, aconteceu na plataforma P-53 (aqui), onde trabalhadores tiveram intoxicação alimentar e superlotaram o serviço de atendimento à saúde a bordo.

A categoria petroleira está pronta para iniciar mobilizações, caso o problema não seja resolvido. “A empresa, apesar do diálogo, não vinha tendo ação afetiva. O pessoal está estressado e nós também como seus representantes. Queremos respostas efetivas”, havia afirmado Vieira.

Para esta sexta-feira está previsto o acompanhamento, pelo sindicato, de uma fiscalização das atividades de subida e acondicionamento dos insumos de alimentação em terra.

A entidade estimula que a categoria continue a enviar relatos sobre as condições de habitabilidade a bordo para [email protected]. Todas as informações e provas são utilizadas pelo sindicato nas cobranças à Petrobrás e nas eventuais denúncias aos órgãos fiscalizadores.