Petroleiros de PCH-2 estão sem ar condicionado há uma semana

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de que o ar condicionado do casario da plataforma PCH-2 está sem funcionar há pelo menos uma semana. Em contato com os trabalhadores, a entidade confirmou a denúncia, além de ter chamado a atenção o fato de uma reunião extraordinária de Cipa não ter sido realizada para tratar do tema, o que pode indicar um ambiente de assédio na unidade.

Para o sindicato, as condições de habitabilidade não podem ser negligenciadas pela gestão da empresa. Como explica o diretor do Sindipetro-NF, Flávio Borges, “habitabilidade é um conjunto de condições que um lugar ou habitação oferecem que o tornam habitável [condições para que o ser humano possa viver povoar]. Este local tem que oferecendo condições de higiene, conforto térmico de ruído, alimentação”, entre outros.

No entanto, afirma Borges, “alguns gestores do sistema Petrobrás parecem desconhecer esta palavra, e também desconhecem NR’s, como a NR 17 que trata de ergonomia no local de trabalho, e a NR 15 – Anexo III, que regulamenta os limites de tolerância ao calor. Há também um desrespeito sistemático sobre o próprio código de ética da empresa”.

São exemplos deste descumprimento ao código de ética o desrespeito a preceitos como previstos no parágrafo segundo: “Na relação com os empregados, o Sistema Petrobras compromete-se a: 2.1 promover condições de trabalho que propiciem o equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar de todos os empregados; 2.2 garantir segurança e saúde no trabalho, disponibilizando para isso todas as condições e equipamentos necessários; 2.3 disponibilizar canais formais de escuta para acolher e processar suas sugestões, visando melhorias dos processos internos de gestão.

Também são compromissos éticos da empresa, ao menos teoricamente, “reconhecer o direito de livre associação de seus empregados, respeitar e valorizar sua participação em sindicatos e não praticar qualquer tipo de discriminação negativa com relação a seus empregados sindicalizados”, e ainda “agir de forma honesta, justa, digna, cortês, com disponibilidade e atenção a todas as pessoas com as quais se relacionam, internamente e externamente, respeitando quaisquer diferenças individuais”.

“Olhando para estes temas registrados no código de ética da empresa, qualquer cidadão acharia que trata-se de uma empresa ética, mas isso não foi ensinado a quem tem a função de gerir. Segundo denúncias feitas por trabalhadores embarcados em PCH – 2 a plataforma se encontra há alguns dias sem ar condicionado, forçando a todos os residentes a manter ventiladores ligados dentro dos camarotes, fato que contraria também as próprias regras de segurança da empresa”, afirma Borges.

“E se o peão infrigisse todas estas regras, o que aconteceria?”, questiona o diretor.

Em maio do ano passado, um trabalhador morreu em PCH-2, ao cair de um patamar de 12 metros, também por negligência gerencial.

O que diz o SMS

O Sindipetro-NF procurou a gerência de SMS da Petrobrás para questionar sobre a falta de funcionamento do ar condicionado do casario da unidade. De acordo com a gestão da área na região, o problema ocorre em razão da falta de gás de refrigeração. A empresa afirma ainda que “já estão levando gás para a plataforma, com previsão de chegar a bordo da unidade amanhã, e que a reposição é rápida”. Ainda segundo o SMS, não existem problemas nos equipamentos.