Petroleiros do NF votam de hoje a domingo indicativo de Estado de Greve contra privatização da Petrobrás

A categoria petroleira do Norte Fluminense entra hoje em período de assembleia para votação de dois indicativos do Sindipetro-NF: “Mobilizações e Estado de Greve Nacional da Categoria Petroleira alertando o Governo Federal a fim de que não encaminhe Projeto de Lei para privatização da Petrobrás ao Congresso Nacional”, e “Aprovação de estado de Assembleia Permanente para luta contra a privatização” conforme indicado pelo Sindipetro-NF”.

A assembleia será feita a partir das 20h desta sexta-feira, 17, até às 20h do domingo, 19, de modo virtual, com votação pelo link  https://app.panagora.com.br/sindipetronf/assembleia-territorial-2021.

Podem votar petroleiros e petroleiras da Petrobrás filiadas ao Sindipetro-NF, além de não filiados que fizeram a inscrição obrigatória para participação no webinar (pré-assembleia) de ontem, conforme previsto em edital.

O movimento sindical petroleiro trabalha com um cenário de iminência de apresentação, pelo governo Bolsonaro, de proposta de projeto de lei, no Congresso Nacional, buscando viabilizar a privatização completa da Petrobrás.

As lideranças sindicais apontam que declarações recentes do próprio presidente e do ministro da Economia, Paulo Guedes, indicam que o governo vê em 2022 uma “janela de oportunidade” para privatizar a Petrobrás — uma vez que, de acordo com as pesquisas de intenções de votos, deverá ser o último ano do bolsonarismo na Presidência da República.

Todas as demais bases da FUP também estão em período de assembleia para votar o indicativo de Estado de Greve Nacional, em calendário que segue até o próximo dia 21. O NF fez a opção, no entanto, de não submeter à assembleia o indicativo da Federação de aprovação de uma “contribuição assistencial a ser recolhida pelos sindicatos ao longo de 2022 para custear atividades e mobilizações contra as privatizações.”