Petroleiros e petroleiras do turno de 12h terão setoriais a partir desta segunda, 27

A Diretoria Executiva do Sindipetro-NF definiu em reunião nesta tarde um calendário de reuniões setoriais com petroleiros e petroleiras dos turnos de 12 horas na região. Os encontros, em ambientes virtuais, vão acontecer desta segunda, 27, à quarta, 29 (veja abaixo o calendário completo e as formas de acesso) .

O objetivo é detalhar, a partir das características de cada setor de trabalho que atua em turno, os impactos de medidas unilaterais anunciadas pela Petrobrás e a reação da categoria, que pressiona por diálogo com a empresa.

Em vídeo gravado nesta sexta, o Coordenador do NF, Tezeu Bezerra, explica que a Petrobrás se mantém intransigente e se nega a adiar as mudanças, usando como o argumento que a pandemia está reduzindo, no entanto  disse que apenas 20% do pessoal administrativo irá retornar em 1 de outubro. Ou seja, não haveria impacto manter os trabalhadores na atual situação enquanto negocia a mudança no turno de 12 horas (veja vídeo abaixo).

Tezeu também alerta que a empresa está fazendo esse processo de forma incompetente e que uma demonstração disso foi o fato de ter enviado ao Sindipetro-NF a minuta dos trabalhadores da Termoelétrica de Macaé, que nunca foram representados pelo NF.

Na tentativa de adiar a data de implantação das mudanças no turno de 12 horas, o Sindipetro-NF entrou com pedido de mediação (MED 000460.2021.01.005/4) no MPT – Ministério Público do Trabalho, para que o sindicato consiga negociar com a categoria.

Os diretores Tezeu Bezerra (NF), Claudio Nunes (FUP) e Valnisio Hoffmann (ES) estiveram entre os que deram informes sobre o tema à categoria durante a setorial conjunta da última quarta-feira

Pressão da categoria

Na última quarta, 22, uma primeira setorial sobre o tema foi realizada em conjunto pelos Sindipetros do Norte Fluminense e do Espírito Santo. Com participação de 250 trabalhadores, a reunião apontou, por enquanto, para uma mobilização digital.

O indicativo é o de que os petroleiros e petroleiras enviem e-mails para [email protected], solicitando a postergação das mudanças para 1º de novembro de 2021 e a reabertura de mesa de negociação com Sindipetro-NF e Sindipetro-ES sobre o tema.

“O sindicato tem interesse de assinar os acordos, mas tem que ver os detalhes de cada realidade de trabalho para cada gerencia. Participaram mais de 250 trabalhadores e trouxeram relatos que a empresa está fazendo terror de que vai implementar a escala 3×2 em turnos de 8h, caso o acordo não seja assinado até o final de setembro”, explicou o coordenador do NF, Tezeu Bezerra.

Video do Coordenador do NF, Tezeu Bezerra

Sugestão de texto para o e-mail

Os sindicatos publicaram uma sugestão de texto para que cada trabalhador de turno de 12 horas envie para a gerência de Recursos Humanos:
“Nós, trabalhadores do turno, solicitamos ao RH da Petrobrás que abra mesa de negociações com os Sindipetros NF e ES e postergue qualquer mudança nas escalas de trabalho para 1º de novembro de 2021, para que as nossas entidades representativas possam dialogar com a empresa acerca do tema”.

Calendário de setoriais

Setorial Gerências Link da Setorial
Grupo Data Horário
ISC 27/set 9h ISC/OSC/SCLECO/SCNF Clique aqui