Petroleiros reagem às chantagens da gestão da Petrobrás com sonoro não ao rebaixamento do ACT

Da Imprensa da FUP – Iniciadas na terça-feira, 23, as assembleias estão rejeitando expressivamente a contraproposta rebaixada apresentada pela gestão da Petrobrás e subsidiárias para o Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023.

Em diversas bases, os indicativos da FUP e de seus sindicatos, de prorrogação do ACT e de continuidade da negociação, estão sendo referendados por unanimidade, à despeito da pressão das gerências, que têm comparecido às assembleias, tentando intimidar os trabalhadores.

A resposta da categoria tem sido um sonoro não ao desmonte do ACT e ao assédio moral que está sendo praticado na maioria das unidades, onde os gestores estão ameaçando fazer a transição para a CLT, no intuito de que os trabalhadores aceitem um acordo com retrocessos.

Desde as primeiras votações, o tom das assembleias é de indignação e de repúdio à retirada de direitos e às chantagens das gerências para tentar desmobilizar e dividir a categoria. Está mais do que evidente que o objetivo da gestão da Petrobrás é desmontar o ACT, facilitando, assim, as privatizações e chancelando a demissão em massa nas unidades colocadas à venda.

As assembleias nas bases da FUP prosseguem ao longo da semana, com prazo de conclusão no dia 03 de setembro. Veja abaixo o quadro dos sindicatos.

Indicativos que estão sendo aprovados nas assembleias:

• Rejeitar a terceira contraproposta apresentada pela Petrobrás e subsidiárias
  • Intensificar as mobilizações, com realização de paralisações pipoca, operações padrão por segurança e outras ações que serão realizadas com a participação da base
  • Referendar a cobrança já feita pela FUP de prorrogação do ACT até o fim das negociações, com garantia da data-base
  • Autorizar a FUP a retomar as negociações, diretamente com o RH da Petrobrás ou sob Mediação do TST, priorizando seis pontos que atacam diretamente o ACT

Pontos que a FUP e seus sindicatos querem avançar na negociação:

• Garantia de emprego no Sistema Petrobrás
  • Manutenção dos Acordos Regionais do NF (Dia de Desembarque, Turno da Manutenção e Auxílio Deslocamento)
  • Limite de 13% para descontos da AMS
  • Preservação dos adicionais de gasodutos e da operação da mestra nacional (Transpetro)
  • Fim dos ataques à organização sindical
  • Manutenção da relação trabalho x folga em 1 x 1,5, no regime de turno de 12h nos prédios administrativos

Resultados parciais das assembleias*

Sindipetro Espírito Santo

As primeiras assembleias no Espírito Santo aprovaram por unanimidade, na terça (23), os indicativos da FUP durante consulta aos trabalhadores na sede da Petrobrás e no aeroporto de Vitória, durante o embarque e desembarque para as plataformas.

Nesta quarta, 24, foi realizada a maior assembleia das bases do Sindipetro, com participação expressiva dos trabalhadores do EDIVIT, edifício sede da Petrobrás, em Vitória.

Assembleia histórica no Edivit/Foto: Sindipetro ES

Mesmo com a presença ostensiva de dezenas de gerentes e empregados com cargos de confiança, a categoria não se deixou intimidar e rejeitou por ampla maioria (76% dos votos) a contraproposta rebaixada apresentada pela empresa.

No Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), os trabalhadores também aprovaram por unanimidade os indicativos do Sindipetro ES e da FUP.

Terminal da Transpetro em Barra do Riacho/Foto: Sindipetro ES

Sindipetro Unificado de São Paulo

As assembleias começaram na terça-feira (23), com aprovação massiva dos indicativos da FUP e do sindicato. No Terminal de Barueri, em São Paulo, a contraproposta da Transpetro teve 100% de rejeição dos trabalhadores na assembleia. Na Replan, a primeira assembleia, com o G2 e o HA,  teve 91% dos votos contrários ao desmonte do ACT.

Primeira assembleia na Replan/Foto: Itamar Sanches

Nesta quarta, segundo dia de assembleia na Replan, o resultado foi de 95% de votos do G3 a favor dos indicativos da FUP e do sindicato. No Terminal de Guararema, a consulta aos trabalhadores nesta quarta (24) contou com a participação do coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, que está rodando o país, acompanhando as principais assembleias. A categoria também rejeitou a contraproposta da Transpetro, sem se deixar intimidar pela presença dos gerentes.

Coordenador da FUP participa de assembleia no Terminal de Guararema/Foto: Sindipetro SP

Sindipetro Paraná e Santa Catarina

Nas bases do Sindipetro PR/SC, o calendário de assemleias foi aberto na terça (23), no Terminal Transpetro de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde a categoria aprovou os indicativos da FUP por unanimidade, mostrando unidade na luta pela manutenção dos direitos e por segurança no emprego. As assembleias prosseguem até primeiro de setembro.

Assembleia no Tefran, terminal da Transpetro/Foto: Sindipetro PR-SC

Sindipetro Norte Fluminense

No Norte Fluminense, as assembleias começaram terça (23), nas plataformas e no Terminal de Cabiúnas, onde os trabalhadores aprovaram os indicativos da FUP por unanimidade. A rejeição expressiva à contraproposta da Petrobrás tem sido a marca das assembleias, com participação massiva dos petroleiros.

Assembleia em Imboassica (parque de tubos)/Foto: Sindipetro NF

Em Imboassica (parque de tubos), a rejeição à contraproposta da empresa foi referendada por ampla maioria, à despeito da tentativa de intimidação dos gerentes que participaram da assembleia desta quarta. O mesmo ocorreu na assembleia com os trabalhadores lotados na sede administrativa de Imbetiba. Ambas bases de Macaé.

Assembleia em Imbetiba, em Macaé/Foto: Sindipetro NF

Sindipetro Duque de Caxias

Na Refinaria de Duque de Caxias (REDUC/RJ), o primeiro grupo consultado nesta quarta (24) aprovou com 94 % dos votos o indicativo de rejeição da proposta de Acordo Coletivo da Petrobrás.

Assembleia na Reduc/Foto: Sindipetro Duque de Caxias

Sindipetro Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a primeira assembleia realizada na REFAP também teve expressiva participação dos trabalhadores nesta quarta e aprovou com 100% dos votos o indicativo de rejeição da contraproposta que retira direitos da categoria e chancela demissões. Assembleias prosseguem até o dia 02 de setembro.

Primeira assembleia com trabalhadores da Refap/Foto: Sindipetro RS

Assembleias nas demais bases da FUP

Em Minas Gerais a consulta aos trabalhadores começa nesta quarta-feira à noite.

Em Pernambuco e Paraíba, no Amazonas, no Ceará e no Rio Grande do Norte, as assembleias terão início na quinta, 25.

Na Bahia, será realizada uma assembleia única no sábado, dia 27.

*Informações da tarde de 24/08/22.