Por unanimidade, categoria rejeita contraproposta da Petrobrás e negociações recomeçam nesta terça

Das imprensas da FUP e do NF – A categoria petroleira está concluindo as assembleias com rejeição unânime das contrapropostas que foram apresentadas pela Petrobrás e subsidiárias.

A consulta começou no dia 18 de setembro nas bases da FUP, com ampla participação das trabalhadoras e dos trabalhadores. Houve uma grande indignação à contraproposta inicial da empresa, que está muito aquém do que a categoria espera do primeiro Acordo Coletivo de Trabalho de um governo que tem por compromisso a reconstrução do Sistema Petrobrás.

As assembleias já foram concluídas no Espírito Santo, no Norte Fluminense e nesta segunda-feira, 25, se encerram nas bases do Ceará, do Amazonas, do Sindipetro Unificado de São Paulo, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco e Paraíba.

Na terça, 26, a consulta aos trabalhadores será concluída nos demais estados, mas, em todas as bases da FUP, a rejeição já foi consolidada, com votação unânime.

Retomada das negociações

Diante do quadro nacional, a FUP enviou ao RH da Petrobrás documento cobrando a retomada imediata das negociações já nesta terça-feira, 26, propondo um calendário temático, começando pela AMS e prosseguindo nos dias 27 e 28 com os demais capítulos do ACT.

A Petrobrás atendeu à solicitação da FUP e as negociações recomeçam nesta terça, às 14h, em formato híbrido, com foco nos temas abaixo:

26/09: AMS

27/09: SMS, efetivo e transferências, tabelas de turno, HETT, fim do banco de horas, paradas de manutenção, diversidade (combate ao assédio, licenças maternidade e paternidade)

28/09: Perdas acumuladas e ganho real, remuneração variável (unificação da PLR e fim do PPP), plano de cargos (unificação do PCAC e PCR), benefícios, teletrabalho, cultura organizacional, relações sindicais, anistia (reintegração de demitidos e reversão das punições políticas dos governos Temer e Bolsonaro) e prestadores de serviços

Antecipação da inflação

Em atendimento à cobrança da FUP e de seus sindicatos, a Petrobrás e subsidiárias irão pagar na próxima sexta-feira, 29, a antecipação da correção dos salários pela inflação acumulada nos últimos 12 meses. O reajuste será pelo IPCA (4,61%) e retroativo a primeiro de setembro de 2023.

Além da reposição da inflação, a pauta de reivindicação da categoria petroleira cobra ganho real de 3% e a correção de 3,8% referente às perdas inflacionárias acumuladas desde 2016.

Resultados no Norte Fluminense

No Norte Fluminense, 981 petroleiros e petroleiras participaram das assembleias, realizadas em todas as bases de terra e por 23 plataformas.

Além do indicativo de rejeição da contraproposta, a categoria aprovou a manutenção do Estado de Assembleia Permanente (100%) e o desconto de contribuição assistencial em quatro parcelas (a partir de novembro de 2023) de 2% sobre o salário líquido, sendo 1% destinado ao Sindipetro-NF e 1% destinado a FUP (com 73,60% dos votos favoráveis, 23,24% contrários e 3,16% abstenções).

O Sindipetro-NF parabeniza a categoria pela participação massiva nas assembleias. Esta primeira rejeição na atual Campanha Reivindicatória é muito importante para que a Petrobrás, que já foi formalmente informada dos resultados das assembleias, sinta a indignação dos trabalhadores e das trabalhadoras em relação à falta de avanços em diversas questões.