Preços dos combustíveis e isenção de impostos são tema de webnário do Ineep

O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) realizará hoje, 04 , às 19 horas, um webnário sobre os Preços dos combustíveis e isenção de impostos com William Nozaki e Carla Borges Ferreira, coordenador técnico e pesquisadora do Instituto, respectivamente.

Adotada pelo governo federal em março, a isenção do PIS e Cofins (impostos federais) para o diesel chegou ao fim neste sábado, 1 de maio, e não revelou impacto significativo no preço final do produto. Na última sexta-feira, 30 de abril, a Petrobras reduziu os preços do diesel e da gasolina nas refinarias, dando continuidade à política de paridade de preços internacionais (PPI), que acompanha as cotações do petróleo no mercado internacional e a variação cambial. No entanto, neste ano, os aumentos foram frequentes, criando tensões entre os atores deste mercado e pesando sobre o bolso do consumidor.

A isenção cumpriu seu objetivo e deve ser mantida? Que atores do mercado, além do governo federal e a Petrobras, têm papel importante na política dos preços dos combustíveis? A solução é seguir com medidas pontuais? Quais as alternativas para a política atual de reajustes dos combustíveis? Estas, entre outras, serão questões do webnário de hoje.