Recém-privatizada, Eletrobras queima caixa para beneficiar acionista

[Agência Brasil] A Eletrobras aprovou um programa que permite à empresa recomprar até 202,11 milhões de ações ordinárias e até 27,55 milhões de ações preferenciais B, o que representa 10% do total em circulação na Bolsa de Valores brasileira (B3). Todas as operações serão realizadas a preço de mercado. O prazo máximo para conclusão é de 18 meses, encerrando-se em 2 de julho de 2024. Os detalhes da medida constam em comunicado aos investidores publicado na noite de terça-feira.

Segundo o Credit Suisse, citado pela agência de notícias Reuters, a decisão é de neutra a ligeiramente positiva. Os analistas destacam que a recompra está sujeita à disponibilidade de caixa, sendo que a empresa tem uma boa situação no seu balanço. Ao final desta quarta-feira, as ações ELET3 (ordinárias) subiam 2,84%, a R$ 40,96, enquanto ELET6 (preferenciais B) tinham ganhos de 2,12%, a R$ 42,30, às 18h.

O programa prevê que as ações recompradas sejam posteriormente canceladas, alienadas ou mantidas em tesouraria, sem redução do capital social. Segundo o comunicado, o objetivo é “incrementar o valor aos acionistas pela aplicação eficiente dos recursos disponíveis em caixa, otimizando a alocação de capital”.

A Eletrobras informa ainda que os membros do Conselho de Administração consideraram que a situação financeira atual é compatível com a execução do programa e que não haverá prejuízo para o cumprimento das obrigações assumidas com credores ou acionistas no curto prazo. Acrescentou também que a recompra só será efetivada se houver recursos disponíveis.

Criada em 1962 para coordenar empresas do setor elétrico, a Eletrobras é uma sociedade de economia mista e de capital aberto. Embora venha registrando lucros líquidos anuais desde 2018, o então presidente Jair Bolsonaro incluiu a companhia no Programa Nacional de Desestatização. Em junho do ano passado, foram emitidas ações que reduziram a participação da União no capital votante para menos da metade.

Com Agência Brasil