Reportagem da Reuters mostra que norte-americana Exxon tem fracassado no Brasil

Reportagem da Agência Reuters, reproduzida hoje pelo Brasil 247, mostra que a petrolífera norte-americana Exxon Mobil tem fracassado na exploração de petróleo no Brasil, sem nenhuma grande descoberta de petróleo após cinco anos do retorno ao país.

“A Exxon perfurou no ano passado dois poços exploratórios em uma área localizada a quase 200 km da costa sudeste do país, reconheceu a empresa. Mas os poços nesses blocos –apelidados de Opal e Titã– não mostraram potencial suficiente para justificar a instalação de uma plataforma, segundo duas pessoas familiarizadas com os resultados”, afirma a reportagem.

A empresa também fracassou em outra frente de atuação, no bloco de Uirapuru, onde tem parcela minoritária da operação. Sobre este bloco, a operadora majoritária, a Petrobrás,  informou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2020, que as descobertas não justificavam novos investimentos.

A petrolífera, no entanto, afirma que tem expectativas em relação à Bacia de Campos. “A Exxon disse à Reuters que hidrocarbonetos foram encontrados em outro bloco que está explorando em uma parceria 50-50 com a Petrobras como operadora principal na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A Exxon afirmou que a perfuração em um poço chamado Mairarê foi concluída em agosto e os dados ainda estão sendo analisados ​​para determinar como proceder”, registra a agência de notícias.

A reportagem também afirma que “a estratégia da empresa no Brasil até agora tem sido decepcionante, apesar de a Exxon gastar 4 bilhões de dólares com parceiros em direitos de perfuração nos últimos cinco anos. Durante esse período, a Exxon passou de um pequeno player para participar de 28 blocos de arrendamento offshore –17 como operadora principal– abrangendo 2,5 milhões de acres. Isso perde apenas para o território offshore controlado pela Petrobras. Enquanto isso, a Exxon rejeitou negócios em outras zonas offshore no Brasil que estão produzindo com muita eficiência.”

[Imagem: Áreas de operação da Exxon no Brasil / Divulgação-Exxon]