Representares do Sindipetro-NF participam do Encontro Nacional das Mulheres Petroleiras

Começou hoje, (25), o Décimo Encontro das Mulheres Petroleiras, que acontece em Porto Alegre. O Sindipetro-NF não poderia deixar de estar presente, sendo representado através da diretora do Setor Privado, Jancileide Morgado, da diretora de Cultura, Bárbara Bezerra; Vanilda Maria Riberio da S. Queiroz e Eliane Carvalho (pensionistas), Márcia Valéria B. Silva e a funcionária Gerlane Machado.

Após dois anos sem ter um encontro presencial devido à pandemia, as petroleiras terão oportunidade de trocar abraços, confraternizar e homenagear as mulheres que as antecederam na luta, já que entendem que o caminho para chegar à igualdade de direitos é uma construção de longo prazo.

Para a diretora Bárbara Bezerra esse encontro é o momento de agregar força na luta pelas pautas, que envolvem o universo feminino. “É muito importante essa participação nesse encontro presencial, depois desse período de pandemia, onde não pudemos nos encontrar pessoalmente. Esse momento também marcará mudanças nas lideranças do coletivo de mulheres, o que é algo muito importante de participarmos e criamos novas articulações para inserir políticas cada vez mais inclusivas para as mulheres, principalmente as que trabalham no cenário Offshore”, declarou.

Na programação, além dos debates e apresentações, o Sindipetro RS preparou uma atividade cultural diferente, uma caminhada pelo centro de Porto Alegre, ouvindo o “PoA Mal Assombrada”, que são histórias não (ou mal) contadas da cidade, dentre elas, histórias de violência de gênero e da escravidão.

Programação:

Sexta 25/11

18h – Coffe de Abertura / Credenciamento
18:30 – Abertura – Saudações
19h – Conjuntura – Deputada Estadual PT Sofia Cavedon, Maribel Costa Moreira – Secretária Estadual de Mulheres da Fetag – CTB, Deputada Federal PSOL Fernanda Melchiona

Sábado 26/11

9h – Café da Manhã

10h – Mesa – 10 anos do Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras – Conquistas e Desafios
12h – Intervalo
14h – Mesa – Mulheres Rompendo Barreiras

17h – Intervalo – Lanche
19h – Evento Cultural – PoA Mal Assombrada – Caminhada no centro histórico Porto Alegre com guia contando as “histórias não contadas” da cidade.

Domingo 27/11

9h – Café da Manhã

10h – Mesa – Desafios da categoria petroleira frente ao próximo mandato federal e Eleição FUP 2023
12h – Encerramento