Retorno de férias: Sindicato cobra direito ao RH

Nascente 854 – Pessoal sem escala definida está sendo discriminado pela companhia, denuncia NF

Em reunião com a gerência de Recursos Humanos, na segunda, 28, no Rio, o Sindipetro-NF cobrou o fim da discriminação com o pessoal sem escala definida e na aplicação do direito de não negativar os cinco dias do retorno de férias, conquistado recentemente.

O sindicato havia recebido a reclamação dos trabalhadores e levou o caso aos gerentes. Para a entidade, esta parte do pessoal implantado realiza um trabalho necessário a bordo das plataformas, mas que não tem escala definida. Se isso acontece, avalia o NF, é por uma característica do negócio petróleo que deve ser arcado pela Petrobrás, e não pelo trabalhador.

A entidade e os trabalhadores identificam ainda que há, além disso, muitos casos de empregados que têm escala na prática e a empresa insiste em não reconhecer. Os RH´s se comprometeram a fazer um levantamento para identificar quem, na prática, tem escala e não está reconhecido.

Sobre os cinco dias de retorno de férias, os RH´s do Serv, UO-BC e UO-Rio, além do gerente de RH do E&P-Corp, afirmaram que não é necessário este benefício, uma vez que quem não tem escala definida, ao retornar de férias, deve entrar em contato com sua gerência para que programem seu embarque — de modo a fazer com que os dias necessários para o embarque não negativem o saldo de folgas. Segundo os RH´s, essa deve ser a prática normal para o empregado sem escala definida, para que não fiquem acumulando débitos.