Rosângela Buzanelli, 36 anos de dedicação à Petrobras e à categoria petroleira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Hoje, 9 de março, a Conselheira de Administração da Petrobrás, eleita Representante dos Trabalhadores, Rosângela Buzanelli, está completando 36 anos de Petrobras. A diretoria do Sindipetro-NF, parabeniza a companheira pela atuação e dedicação à Petrobras e à categoria petroleira.

Era 9 de março de 1987, quando Rosângela assinou o contrato com a Petrobras SA, era recém formada como engenheira geóloga formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e realizava seu sonho.

Em um vídeo publicado em seu Instagram, conta que seu peito se encheu de orgulho ao assumir o cargo de geofísica na empresa, por saber que naquele momento abraçava uma missão com o Brasil de acompanhar o abastecimento de petróleo e seus derivados no país. 

Já no Rio de Janeiro, Rosângela se lembra do primeiro dia de aula do curso de formação para especialista de petróleo, quando recebeu uma pasta azul com o nome da empresa impresso e imediatamente a emoção a envolveu. Não era apenas um emprego desejado para quem havia acabado de se formar, mas também uma missão com o Brasil. 

Logo depois desse período do curso foi fazer estágio e conhecer os rincões do país, onde a empresa estava instalada. Passou pela Amazônia, região Nordeste, Sul, Sudeste e um pedaço do Centro-Oeste. Trabalhou em diversas áreas operacional, técnica, administrativa e gerencial.  E através do seu trabalho pode conhecer essa gigante nacional que é a Petrobras. 

Em 1993 viveu uma experiência que considera maravilhosa na Argentina, acompanhando os trabalhos da Equipe Sísmica 1546, quando teve um aprendizado enorme na área de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança). Uma grande equipe de referência em segurança do trabalho

Um tempo depois foi fazer Mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, em São José dos Campos, pelo CENPES e veio para Macaé em 1997, onde trabalhou na área de Engenharia submarina e Geologia Marinha e viveu em meio à natureza e aos seus animais de estimação, suas grandes paixões pessoais. 

Atuou na diretoria do Sindipetro-NF, a qual se desligou quando foi concorrer ao cargo de Representante dos Trabalhadores do CA da Petrobrás.

Em 2020 foi eleita em primeiro turno representante dos trabalhadores. Graças à confiança dos petroleiros, foi reeleita em 2022 – novamente em primeiro turno – para um novo mandato.

“Nestes dois anos representando os empregados da nossa empresa, tive enormes desafios e vivenciei grandes experiências. As vitórias foram poucas, mas sempre muito importantes. Não foi fácil atuar no conselho, diante desse governo negacionista e fascista. Foi um período difícil, mas que me serviu como um grande aprendizado. Aprendi, principalmente, a contestar, resistir e lutar pela nossa Petrobrás. Para que ela permaneça forte e integrada, comprometida com o desenvolvimento do país. E para que continue sendo o orgulho, não só da categoria petroleira, mas de todo povo brasileiro” – afirma Rosângela.

Sua história se confunde com a da empresa, que chegou a ser a sétima maior empresa de petróleo do planeta, e onde passou mais da metade de sua vida atuando. Foram mais de três décadas de atuação e aprendizado.