Setor Privado fecha acordos com 13 empresas e amplia base de representação

O ano de 2020 foi um ano diferente para o mundo todo. Apesar da pandemia que deixou grande parte das pessoas em casa, o mundo do petróleo exigiu ainda mais da categoria com jornadas maiores e mais cansativas, estresses da quarentena, medo de contaminação, ameaça de desemprego e de cortes de direitos.

No meio disso tudo, o Sindipetro-NF através do Departamento dos Trabalhadores do Setor Privado fechou cinco Acordos Coletivos da Oil Tanking, Champion Technologies, Superior, Franks e Tetra. Sendo que o maior reajuste conquistado para foi de 4,59% pelo ICV Dieese. Todas as empresas mantiveram os benefícios, sendo que alguns deles também sofreram reajuste. O NF negociou também os acordos da Schlumberger, Falcão Bauer, Halliburton, Expro, Baker, Cetco e da KN Açu, que foi uma empresa nova na representação sindical.

Preocupada com a saúde da categoria petroleira, a diretoria do Sindipetro-NF encaminhou para as empresas do setor privado um ofício, sugerindo ações preventivas a serem tomadas durante o tempo de pandemia do COVID-19 e com orientações do Médico do Trabalho, Dr. Ricardo Garcia Duarte, aos médicos que coordenam os Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de cada empresa, para melhor acompanhamento pelo sindicato.

No documento o sindicato alertava também sobre a necessidade de registrar através das CATs os casos existentes de COVID-19, encaminhando uma cópia ao sindicato. Além disso, o NF distribuiu máscaras aos petroleiros e acompanhou as quarentenas da categoria.

Nesse ano, muitas foram as denúncias de trabalhadores de algumas empresas do setor privado, que não eram representadas pela entidade, mas que o sindicato produziu matérias em seu site e redes sociais, para dar voz aos trabalhadores sobre assinatura de acordos rebaixados e com redução de salários.

Foi um ano também de muitas demissões. No início de julho, o Sindipetro-NF noticiou a demissão de 430 trabalhadores de nível técnico, em regimes onshore e offshore e em dezembro, os trabalhadores da Bureau Veritas (BV) ganharam de presente de Natal a sua demissão.

Ano de 2021

Arte elaborada para o Seminário de Greve da Baker em 2021

A diretoria do Sindipetro-NF chegou a um impasse negocial com a Baker e chegou a convocar um Seminário de Greve com os trabalhadores da empresa. “O seminário foi uma oportunidade para conversar sobre o andamento das negociações da campanha salarial e quais os próximos passos eram importantes na época. Após idas e vindas da Campanha o ACT foi assinado.

Os diretores do setor participaram de um programa NF ao vivo com o tema “Setor privado e seus acordos – balanços e perspectivas” informações sobre as negociações coletivas em diversas empresas privadas.

Nesse ano o NF abriu processo para inscrições para delegados sindicais na Baker, Schlumberger, Superior e Expro.

Ano de 2022

Os trabalhadores da Superior aprovaram em 2022 a contraproposta da empresa retroativa a 1º de setembro de 2021. Esse ACT teve um marco histórico, que foi a retirada do escalonamento para fins de reajuste, além de reajustar os salários com ganho real, para todos os empregados.

Assembleia dos trabalhadores da Superior

Essa foi uma vitória da classe trabalhadora em tempos extremamente difíceis quanto à política de retrocessos de direitos imprimidos pelo governo federal na época” – comentou o Coordenador do Setor Privado do Sindipetro-NF, Eider Siqueira.

O Sindipetro-NF acolheu denúncia dos trabalhadores da Elfe que estavam com os salários atrasados e, por conta disso, paralisaram suas atividades em seis plataformas da Bacia de Campos. O NF apoiou a luta dos trabalhadores da Elfe e se colocou à disposição para denunciar qualquer problema que pudesse surgir a partir dessa mobilização.

Também apoiou as reivindicações de trabalhadores da PASBRASIL, que paralisaram atividades, nos navios P-74, P-75, P-76 e P-77 no Campo de Búzios, na área do pré-sal da Bacia de Santos. Vários direitos foram descumpridos pela empresa. Os relatos eram de falta de pagamento do vale-refeição, atrasos nos salários e falta de acordo coletivo, mesmo com um contrato em vigência há quase dois anos.

Em agosto, o Sindipetro-NF que seguia na tentativa de representação dos trabalhadores da G.T Química – Soluções Offshore, acertou com a empresa e passou a negociar o novo Acordo Coletivo de Trabalho da categoria. A GT Química ganhou o contrato que já foi da Falcão Bauer e admitiu muitos trabalhadores que eram dessa empresa.

Ano 2023

O Departamento do Setor Privado do Sindipetro-NF segue na tentativa de ampliar a representação sindical com base nos interesses da categoria. Dentro dessa perspectiva começou a representar os trabalhadores da Nova Transportadora Do Sudeste S/A (NTS). Encaminhou notificações à gerência da MSL Serviços do Brasil propondo agendamento de reunião sobre os trabalhadores da rádio operação, sem sucesso e participou de uma audiência final de instrução no processo que move pela representação dos petroleiros e das petroleiras da Modec Serviços de Petróleo do Brasil na região Norte Fluminense.

Diretores do NF participam de Seminário do Setor Privado em Vitória/ES

Um pouco antes do final do mandato, foi realizado em Vitória/ES, o Seminário Nacional do Setor Privado que discutiu a organização sindical e as lutas dos trabalhadores petroleiros de empresas privadas do setor de óleo e gás. O seminário reuniu dirigentes sindicais da FUP e de seus sindicatos filiados, além de assessorias, para discutir a organização dos trabalhadores petroleiros de empresas privadas e debater estratégias para as campanhas deste importante segmento da categoria. Entre os temas que foram discutidos estiveram o Plano de saúde para os dependentes, piso salarial para o Setor Petróleo Privado, revisão da Lei 5.811 (sobre o trabalho petroleiro), segurança no trabalho, habitabilidade e olhar mais atento aos impactos do caos aéreo sobre os petroleiros do Setor Privado.

O departamento do Setor Privado negocia no momento com 26 empresas juntamente com a FUP, sendo que umas estão em processo negociação e outas buscam a representação. Como avanço, os trabalhadores e trabalhadoras da Nova Transportadora Do Sudeste S/A, aprovaram no dia 09 de abril a primeira proposta de Acordo Coletivo 2022/2024 com data base 01 de abril.

Veja abaixo as empresas que o Departamento negocia em conjunto com a FUP e suas respectivas datas bases:

Empresas Acordo Nacional Data Base Empresas Acordo Regional Data Base
Baker Hughes Maio Oiltanking Janeiro
Expro Maio Champion Maio
Grupo Slb Maio Kn Açu Junho
Halliburton Maio Cetco Setembro
Exterran Setembro Franks Setembro
Superior Setembro Falcão Bauer Novembro
Varco Setembro Wellbore Maio
 Apice Setembro
Engie Setembro
Petrorep Setembro

Informações Econômicas nos ACTs Assinados do Setor Privado, por ano da data base – 2020 a 2022.

Ano da data base: 2020
Número de acordos assinados: 13
Empresas que assinaram com Sindipetro-NF: Ápice, Baker, Cetco, Champion, Expro, Falcão, Franks, KN Açu, Oiltanking, Schlumberger, Superior, Tetra e Wellbore

Informações selecionadas:
• 5 reajustes salariais com ganhos reais (IPCA)
• 2 reajustes salarial iguais ao IPCA
• 6 reajustes salariais com perdas reais (IPCA)
• Variação real média de -0,21% pelo IPCA (perdas)
• Um ponto positivo é que Falcão Bauer e Oiltanking tiveram aumentos reais dos pisos salariais pelo IPCA (+0,82% e +0,42%, respectivamente)
• Outro ponto positivo é que a Cetco e a Oiltanking tiveram aumentos reais do Ticket Alimentação (+12,64% e +0,23%, respectivamente) pelo IPCA
• Por fim, a Cetco e a Schlumberger tiveram aumentos reais do Ticket Refeição (+5,53% e +2,38%, respectivamente) pelo IPCA

Ano da data base: 2021
Número de acordos assinados: 13
Empresas que assinaram com Sindipetro-NF: Ápice, Baker, Cetco, Champion, Expro, Falcão, Franks, Halliburton, KN Açu, Oiltanking, Schlumberger, Superior e Wellbore

Informações selecionadas:
• 3 reajustes salariais com ganhos reais (IPCA)
• 5 reajustes salariais iguais ao IPCA
• 5 reajustes salariais com perdas reais (IPCA)
• Variação real média de -0,60% pelo IPCA (perdas)
• Um ponto positivo é que Cetco, Falcão Bauer, Schlumberger e Superior tiveram aumentos reais dos pisos salariais pelo IPCA (+3,00%, +0,37%, +1,65% e +0,25%, respectivamente)
• Outro ponto positivo é que Ápice, Expro, Falcão Bauer, Schlumberger e Superior tiveram aumentos reais dos Tickets Refeição pelo IPCA Alimentação fora do domicílio (+1,26%, +2,10%, +2,99%, +5,23% e +2,24%, respectivamente)

Ano da data base: 2022

Número de acordos assinados: 11
Empresas que assinaram com Sindipetro-NF: Baker, Cetco, Champion, Expro, Franks, Halliburton, KN Açu, Oiltanking, Schlumberger, Superior e Wellbore

Informações selecionadas:
• 4 reajustes salariais com ganhos reais (IPCA)
• 3 reajustes salariais iguais ao IPCA
• 4 reajustes salariais com perdas reais (IPCA)
• Variação real média de -0,83% pelo IPCA (perdas)
• Um ponto positivo é que Cetco, Franks, Schlumberger e Superior tiveram aumentos reais dos pisos salariais pelo IPCA (+0,11%, +16,91%, +0,31% e +0,09%, respectivamente). Franks teve um grande aumento real do piso salarial, que mais do que compensou as perdas reais do piso nos dois anos anteriores
• Outro ponto positivo é que Cetco, Halliburton, KN Açu e Oiltanking tiveram aumentos reais dos Tickets Alimentação pelo IPCA Alimentação e bebidas (+0,91%, +10,51%, +105,56% e +1,96%). Chama atenção o aumento do Cartão Alimentação da KN Açu, que mais do que dobrou de valor real com o ACT 2022-2024!
• Por fim, nos ACTs de 2022, trabalhadores/as de várias empresas tiveram aumentos reais dos Tickets Refeição pelo IPCA Alimentação fora do domicílio: Baker, Expro, Franks, Halliburton, Schlumberger, Superior e Wellbore (+5,13%, +6,01%, +1,07%, +5,03%, +5,56%, +1,00% e +2,31%, respectivamente)