Sindicatos organizam caravanas com participantes e assistidos da Petros para ato do dia 23, no Rio

O objetivo é aumentar a pressão sobre a gestão da Petrobrás, principal patrocinadora dos PPSPs, cujos participantes e assistidos estão sendo prejudicados pelos equacionamentos de déficits que são responsabilidade da estatal

[Da imprensa da FUP]

Os sindicatos da FUP estão organizando caravanas para o 2º Ato Unificado em Defesa dos Participantes da Petros, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 23 de agosto, no Rio de Janeiro. A manifestação reunirá trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas, com concentração a partir das 11h,  em frente ao Edifício Senado (Edisen), atual sede da diretoria da Petrobrás, no Centro do Rio.

O objetivo é aumentar a pressão sobre a gestão da principal patrocinadora dos Planos de Previdência Complementar do Sistema Petrobrás (PPSPs), cujos participantes e assistidos estão sendo prejudicados pelos equacionamentos de déficits que são responsabilidade da estatal.

Será o segundo ato em menos de três meses, cobrando o pagamento das dívidas que a Petrobrás têm junto à Petros e, consequentemente, o fim dos equacionamentos do PPSP-R e PPSP-NR. Por pressão daquele ato, que reunião cerca de 1.500 pessoas em frente ao Edisen, a gestão da empresa instalou o Grupo de Trabalho Petros, que, desde 21 de julho, vem discutindo saídas para os equacionamentos.

O ato do dia 23 está sendo convocado pelas entidades que integram a campanha Unidade para o Futuro da Petros, que também formaram uma aliança estratégica para disputar as vagas dos participantes e assistidos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação. Além da FUP e da FNP, participam da convocatória a Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe), a Conttmaf (trabalhadores marítimos), a Fetramico e o Sitramico (trabalhadores da BR), a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) e a Federação dos Clubes dos Empregados da Petrobrás (Fcepe)

O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, alerta para a impotância da categoria comparecer em massa ao ato, que acontece em um momento estratégico do GT Petros. “No dia 23 de agosto, a partir das 11h, estaremos no Edisen novamente para darmos um basta aos equacionamentos e para trazermos de volta a Petros para os trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos mudar os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros a partir das eleições que teremos em setembro, e esse ato dará um ponta pé inicial para essa grande luta em defesa da Petros e contra os equacionamentos”, afirma Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP.

Ônibus do NF

A diretoria do Sindipetro-NF disponibilizará ônibus para categoria participar do 2° Ato Unificado em Defesa dos Participantes da Petros. Serão colocados dois ônibus de Campos e dois de Macaé, sendo que um desses passará pela cidade de Rio das Ostras. Para participar é necessário fazer inscrição com a funcionária Ivana pelo telefone 22 98178-0079 ou pelo e-mail [email protected].