Sindipetro-NF acompanha possível surto de Covid em P-43

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de  um novo possível surto de Covid-19, na Bacia de Campos, em P-43. Segundo informações recebidas dos trabalhadores, a empresa fez testagem a bordo e detectou 5 pessoas contaminadas.

Com o resultado, que saiu na quinta-feira, 06, a empresa desembarcou hoje, 07, os contaminados. Mas pelo menos 15 contactantes foram mantidos a bordo.

Apesar da empresa ter atuado de forma correta realizando a testagem a bordo, mesmo com resultados positivos, ela demorou muito para começar a desembarcar os contaminados e contactantes, o que pode ter ajudado a contaminação de outras pessoas que apresentam sintomas.

Além disso, é importante lembrar que de acordo com a resolução Nº 584 da ANVISA, os contactantes deveriam permanecer sem contato com os demais trabalhadores, inclusive realizando suas refeições de forma isolada e sendo monitorados por pelo menos 14 dias, caso não tenham sido testados entre o 5º e 7º dia de contato. Porém, pelos relatos, essa determinação não está sendo seguida.

O sindicato vai cobrar da empresa informações sobre a situação em P-43 e o porque da demora em desembarcar os trabalhadores, além de verificar se as recomendações do MPT estão sendo cumpridas.

De acordo com o MPT, os trabalhadores não podem ser mantidos em isolamento a bordo, novos embarques devem ser suspensos até o desembarque de todos os casos suspeitos ou confirmados, completa desinfecção da unidade e controle de surto na unidade. Além disso, a empresa deve realizar a testagem periódica dos trabalhadores.

É muito importante que a categoria petroleira mantenha o sindicato informado sobre as condições de saúde e segurança no trabalho. Os relatos podem ser enviados para [email protected]. A identidade do denunciante é preservada.