Sindipetro-NF participa de ação de venda de gás por R$50

Mais uma vez o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense participou da campanha realizada pela FUP “Combustíveis a Preço Justo”, que visa vender gás de cozinha à população por um preço justo.

Nesta quinta-feira, 08, a ação aconteceu no conjunto habitacional Dom Jaime Câmara, entre Bangu e Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio, onde 350 botijões foram disponibilizados. Somente neste ano, a Federação já ofertou 2.080 botijões de gás de cozinha de 13 quilos por R$ 40, em média, na cidade do Rio.

Outro objetivo da ação é mostrar à população os problemas da atual política de reajustes dos combustíveis aplicada pela Petrobrás, em vigor desde 2016, que considera os efeitos da cotação no mercado internacional e do dólar para determinar os preços dos combustíveis.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, esteve na ação desta manhã e lembrou que os reajustes quase mensais estão fazendo com que a população mais pobre não tenha como pagar pelo produto. E a pandemia de Covid-19 vem tornando a situação ainda mais desesperadora.

“Com desemprego recorde, sem trabalho por causa da pandemia e com um auxílio emergencial pífio, como alguém pode pagar até R$ 130 por um botijão de gás? Tem gente usando lenha e até álcool para cozinhar”,  critica Bacelar. “Esses reajustes que a gestão da Petrobrás vem aplicando não apenas no gás de cozinha, mas também no óleo diesel e na gasolina podem ser evitados. Basta a empresa parar de usar somente a cotação do petróleo e do dólar e considerar também os custos nacionais de produção. Afinal, 90% dos derivados de petróleo que a gente consome são produzidos no Brasil, em refinarias da Petrobrás”, concluiu.