Coordenador do sindicato, Sérgio Borges, acompanhou atividade no Acampamento 15 de Abril e destacou a importância da mobilização e da organização dos trabalhadores
O coordenador-geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, participou, na tarde desta quinta-feira, 13, em Campos dos Goytacazes, de uma atividade que marcou mais um avanço no processo de Reforma Agrária na região. O evento, realizado no Acampamento 15 de Abril, reuniu representantes do Governo Federal, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), autoridades e famílias que integram a luta pelo acesso à terra.

A agenda contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiavelli, e marcou a destinação de áreas para a criação de novos assentamentos. Também fizeram parte da programação as fazendas Maruí e São Cristóvão, que passam a integrar o processo de Reforma Agrária.
A iniciativa faz parte da retomada da política de Reforma Agrária pelo Governo Federal e busca ampliar o acesso à terra, fortalecer a agricultura familiar e criar condições para a produção de alimentos, geração de trabalho e renda no campo.
Durante a atividade, Sérgio Borges ressaltou a trajetória de mobilização das famílias e as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos para que a conquista se tornasse realidade. “Hoje é um dia especial, mas cada um de vocês aqui sabe o que sofreu para estar aqui, o quanto de luta foi preciso, quantos dias de sol, quantos dias de chuva, a truculência da polícia, os enfrentamentos que a gente teve que fazer e toda a criminalização que a sociedade impõe ao MST e, naturalmente, aos movimentos de esquerda e ao movimento sindical também”, afirmou.
Para o coordenador do Sindipetro-NF, a conquista demonstra a importância da organização coletiva e da perseverança dos movimentos sociais. Ele lembrou ainda daqueles que participaram das primeiras mobilizações e que, naquele momento, talvez não imaginassem que a reivindicação seria concretizada.
“Talvez muitos dos que vieram aqui no primeiro dia, aqueles lá atrás, não acreditassem que esse dia ia chegar. E o dia chegou. É um dia feliz, é um dia de comemorar a vitória de cada um”, destacou.
Sérgio encerrou sua participação reforçando a defesa da mobilização popular como instrumento de conquista de direitos: “Acreditem na luta, acreditem na mobilização, acreditem no povo brasileiro e acreditem nessa nação, nesse país que a gente vai construir, sim, um país muito melhor para todos os trabalhadores e trabalhadoras”.
A atividade também contou com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), dirigentes e famílias do MST, além de representantes dos poderes estadual e municipal.



