Sindipetro-NF participa de inspeção da Cipa de Cabiúnas para verificar pendências de segurança

Em uma inspeção da CIPA de Cabiúnas, acompanhada pelo Coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, duas áreas foram encontradas isoladas na Unidade: a Estação de Tratamento de Água Desmineralizada (ETA Desmi) e área na Unidade de Recuperação de Líquidos (URL). Ambas faziam parte de pendências já documentadas em reunião de CIPA.

O Coordenador do Sindipetro-NF esteve em Cabiúnas por solicitação da diretora sindical Deborah Simões, que também é vice presidente da CIPA da unidade, para participar de uma reunião da comissão na quarta, 12 e da inspeção no dia 13.

Durante a reunião foram apresentadas várias pendências que necessitavam tratamento urgente como um vazamento e corrosão no tanque de soda cáustica; o adernamento de um tanque de ácido sulfúrico, com possível tensionamento de linha de dreno; um vazamento em válvula durante o processo de regeneração de soda cáustica, deficiência de EPIs adequados para as atividades com produtos perigosos em concentrações superiores aos limites estabelecidos e um procedimento de reparo provisório em flanges de válvula com parafuso inadequado e não especificado para a função requerida.

Todas essas pendências motivaram a inspeção que contou também com a participação de outros cipistas e o gerente do TECAB, Alisson Cardoso. Segundo Deborah Santos, “a participação do sindicato foi importante porque demonstra o compromisso da entidade com a saúde e segurança dos empregados da base e que a entidade está atenta e disponível para apurar qualquer denúncia e condição de insegura de trabalho nas bases que atua”.

O sindicato reconheceu e elogiou a conduta preventiva da gestão em retirar os equipamentos envolvidos de operação, isolar as áreas e estabelecer medidas de controle imediatas, como a aquisição dos EPIs adequados, a antecipação do calendário de parada da unidade para drenagem e substituição dos tanques de soda e ácido sulfúrico, bem como a programação para substituição da válvula que recebeu o ajuste provisório.

“Esperamos que a unidade continue com esse olhar voltado para a segurança do trabalhador em todos os aspectos. Que os trabalhadores fiquem atentos aos desvios e riscos das atividades e que continuem contando com a CIPA e com o SindipetroNF para investigação e apoio nas demandas. E que haja o envolvimento da gestão na resolução e solução imediata dos problemas encontrados” – concluiu Deborah.