Sindipetro-NF promove arraiá para categoria petroleira e parceiros dos movimentos sociais

Carolina Santos / Para Imprensa do NF – A alegria deu o tom ao “Nosso Arriá Companheris”, realizado pelo Sindipetro-NF na noite de ontem, 16, na sede campestre do Sindicato dos Bancários de Campos. Com o objetivo de promover a integração entre os filiados, a festa contou com a presença de aposentados, pensionistas, diretores, pessoal da ativa, parceiros do movimento sindical e imprensa.

Com comidas típicas, bebidas e muito forró, o arraiá resgatou a cultura e a tradição nordestina. Com um repertório passando por Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença e Jackson do Pandeiro, o show da banda Forró di Doido não deixou ninguém parado. A animação do público foi um show à parte.

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra ressaltou que o arraiá marca um momento importante para a categoria. “Históricamente, o evento era promovido para os aposentados, mas neste ano nós ampliamos o público. Iniciamos recentemente uma nova gestão e, hoje, partilhamos um momento de confraternização, de olhar pra frente com otimismo, nesse espírito de retomada de direitos e da Petrobras. Quando estamos próximos dos filiados, criamos laços que fortalecem a luta”, afirma.

Força da cultura

Bárbara: Fortalecimento da classe trabalhadora

Bárbara Bezerra, coordenadora de Cultura, Esporte e Lazer da entidade, destacou a importância da cultura para o fortalecimento da classe trabalhadora: “O São João é um evento popular importante para o nosso país e aqui na região temos muitos nordestinos que fazem parte da categoria petroleira. Hoje nós comungamos de um momento feliz, porque a luta é construída com lazer, alegria e valorização da cultura”.

Conceição de Maria Pereira é aposentada, ex-diretora do sindicato e veio de Macaé para prestigiar a festa com a família. “Quando nos aposentamos, acabamos perdendo um pouco esse contato diário com os colegas. Essa integração dos filiados é muito bacana, porque nós temos a oportunidade de rever amigos e se divertir”, destaca.

Morando em Campos há 22 anos, Moaldenir Freire Domingos é natural de Pão de Açúcar, em Alagoas, e falou sobre a satisfação em participar do evento: “Estou muito feliz! Parece que eu estou no nordeste, estou me sentindo lá. Essas músicas são de compositores da nossa terra e isso me faz relembrar e reviver um pouco da minha cultura”.

Momento de compartilhar

A presidenta do PT em Campos, Odisséia Carvalho, parabenizou a realização do evento e saudou a nova diretoria. “Nós sempre estamos à frente das nossas lutas, não só pelas melhorias salariais, mas principalmente por uma sociedade mais justa, fraterna e

Moaldenir: “Parece que estou no Nordeste”

solidária. É o momento de compartilhar com nossos amigos e amigas que, para além da luta e da resistência, nós também cultivamos a amizade. A luta vai continuar, desejo que a nova gestão do Sindipetro-NF tenha uma excelente gestão”, registrou.

Ao final do evento, Tezeu Bezerra agradeceu a presença de todos e todas, convidou o público para o Samba na Praça, projeto apoiado pelo sindicato, que acontece no terceiro domingo do mês, na Praça do Liceu, em Campos, e para o ato da Petros que será no dia 23 de agosto, no Rio de Janeiro.

[Fotos: Gabriela Fonseca / Para Imprensa do NF]

Veja mais fotos

Confira mais fotos do evento no álbum do Face do Sindipetro-NF: