Sindipetro NF realiza reunião com a Petrobras para discutir protocolos de desembarque de suspeitos de COVID-19

O Sindipetro NF realizou uma reunião hoje, 26, com representantes da Petrobrás para discutir os protocolos de desembarque de suspeitos de Covid-19. Durante a reunião, foi levantada a preocupação do Sindipetro NF sobre a prática da Petrobrás de desembarcar suspeitos em aeronaves compartilhadas com pessoas saudáveis, o que poderia aumentar o risco de contaminação e disseminação de doenças. O sindicato ressaltou que essa prática estava resultando em uma possível fabricação de contactantes a bordo das aeronaves.

Após debate sobre o problema, ficou acordado que esse procedimento será descontinuado, e os suspeitos de doenças infectocontagiosas serão desembarcados em aeronaves segregadas dos demais trabalhadores. Essa medida visa garantir maior segurança e prevenir o risco de contaminação entre a categoria.

Além disso, durante a reunião, o Sindipetro NF levantou questionamentos referentes à desinfecção dos camarotes e transporte utilizados pelos suspeitos de Covid. Essa preocupação tem a finalidade de garantir a proteção da saúde de todos os trabalhadores embarcados.

Outro ponto de destaque foi o questionamento do sindicato sobre a vacinação contra a Covid, que é uma das principais barreiras de proteção da população. A informação não foi prontamente fornecida pela Petrobrás e por isso o NF sugeriu que a Petrobras levante os números atualizados da vacinação e retome o incentivo à imunização entre os trabalhadores. A vacinação é uma medida fundamental para prevenir surtos da doença a bordo das plataformas.

O Sindipetro NF alerta todos os trabalhadores para ficarem atentos à implementação dos novos protocolos acordados na reunião e, caso suspeitem de qualquer irregularidade ou presença de suspeitos de Covid nos voos, que utilizem o direito de recusa para embarcar. A segurança e bem-estar dos trabalhadores são prioridades e devem ser preservados em todas as situações.

A categoria petroleira conta com o Sindipetro NF para continuar atuando na defesa dos direitos e da saúde dos trabalhadores, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável em todas as atividades offshore. Caso tenha alguma denúncia, o NF orienta que sejam encaminhadas para [email protected].