Sindipetros Norte Fluminense, PR/SC, Ceará e Rio Grande do Norte assinam Termo Aditivo ao ACT

As bases do Norte Fluminense, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraná/Santa Catarina concluíram as assembléias nesta sexta-feira, 24, e assinaram o Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2007/2009. Os trabalhadores destas bases aprovaram por ampla maioria a proposta econômica conquistada pela categoria na negociação com a Petrobrás. No Norte Fluminense, foram 1.145 votos a favor da proposta e 456, contra. Os petroleiros também aprovaram a taxa de contribuição assistencial para a campanha do pré-sal.

As assembléias prosseguem nas bases da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Duque de Caxias, onde a maioria dos trabalhadores está aprovando o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP. No Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo e no Sindipetro PE/PB, as assembléias começam na segunda-feira, 27.

A proposta arrancada na mesa de negociação representa para os trabalhadores da ativa reajustes entre 2,6% e 3,5% acima da inflação. No ano passado, o acordo conquistado pelos petroleiros garantiu ganho real de 1,7% a 2,2%. A maioria das categorias organizadas conquistou nas negociações coletivas de 2008 reajustes médios de 2% acima da inflação do período. O índice de 9,89% conquistado pelos petroleiros da ativa é aplicado sobre a RMNR, que engloba o salário básico, os adicionais e a diferença da RMNR.

Além do ganho real, os trabalhadores do Sistema Petrobrás receberão um abono equivalente a pelo menos 60% de uma RMNR e reajuste de 19,17% do auxílio-almoço. Outra conquista importante desta proposta é o adiantamento da correção da parcela do INSS dos benefícios dos aposentados e pensionistas do Plano Petros que repactuaram. Eles receberão o reajuste de 5% sobre esta parcela, acumulados de março a agosto de 2008, que representam cerca de 30% de correção integral do valor pago pelo INSS.

Pré-sal para o povo brasileiro! Sindipetro Caxias protocola na FUP 1.500 assinaturas do abaixo assinado

Dirigentes do Sindipetro Caxias protocolaram nesta sexta-feira, 24, na sede da FUP os primeiros formulários da campanha que o sindicato tem realizado no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que visa garantir o controle estatal e social sobre as riquezas do pré-sal. O sindicato já arrecadou 1.500 assinaturas e prossegue com a campanha, coletando assinaturas em barracas montadas no Centro de Caxias, na Reduc e na Transpetro.

A campanha do abaixo assinado segue em várias regiões do país, envolvendo os sindicatos, as centrais sindicais e outras entidades do movimento social. A CUT Paraná, por exemplo, lançou em Curitiba no último dia 16 um comitê regional para coleta de assinaturas. É importante que todos os petroleiros também se envolvam nesta luta, pois precisamos arrecadar pelo menos 1,3 milhão de assinaturas para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional. Se cada trabalhador da Petrobrás coletar 30 assinaturas, conseguiremos alcançar esta meta. É só baixar o formulário na página da campanha (www.presal.org.br) e buscar assinaturas de amigos, vizinhos e familiares. Nossa luta é para garantir a soberania do país e que a utilização das riquezas geradas pelo pré-sal seja em prol de um futuro digno para todos os brasileiros.